Publicado em 31/10/2023 às 06:31, Atualizado em 30/10/2023 às 18:24
Os candidatos podem interpor recurso contra a prova e/ou o gabarito preliminar nesta terça, 31, e quarta-feira 1º de novembro
Está publicado na Central de Seleção do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) o gabarito preliminar do Exame de Seleção 2024, aplicado na manhã de domingo, 29, simultaneamente em dez municípios do estado.
A prova para ingresso em cursos técnicos integrados ao ensino médio registrou índice geral de abstenção de 11,16%, ou seja, dos 3.753 candidatos que deveriam fazer a prova, 419 não realizaram o Exame.
Os candidatos podem interpor recurso contra a prova e/ou o gabarito preliminar nesta terça, 31, e quarta-feira 1º de novembro, conforme as regras estabelecidas no edital de abertura. Para isso, os procedimento são:
acessar a Página do Candidato na Central de Seleção, preenchendo 'login' e 'senha';
clicar em 'MINHAS INSCRIÇÕES';
acessar o ícone 'RECURSO';
preencher informações solicitadas; e
clicar em 'ENVIAR'.
Inscritos - No total, foram homologados 3.940 inscritos no processo seletivo para ingresso em cursos técnicos integrados ao ensino médio.
Houve candidatos dispensados de realizar a prova pois o número de inscrições homologadas em alguns cursos foi menor que o quantitativo de vagas ofertadas, e eles serão automaticamente convocados para matrícula posteriormente.
Cronograma - A convocação para banca de heteroidentificação dos candidatos beneficiários da ação afirmativa autodeclarados negros (pretos ou pardos) será publicada no dia 13 de novembro. A divulgação do gabarito definitivo da prova está prevista para o dia seguinte.
O IFMS publicará o resultado preliminar do processo seletivo em 12 dezembro. Já o resultado final e a primeira chamada estão previstos para dia 20 do mesmo mês, com matrículas em janeiro de 2024.
Demais datas importantes e outras informações podem ser consultadas na Central de Seleção do IFMS.
Vagas e cursos - Foram ofertadas 1.824 vagas em 11 opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio, ofertados gratuitamente nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Os cursos têm duração média de três anos. Nestes, o matriculado cursa o ensino médio regular e a formação profissional e técnica escolhida ao mesmo tempo.
O concluinte recebe o diploma do ensino médio e também a formação técnica profissional, o que possibilita tanto buscar uma vaga em curso superior como uma colocação no mundo do trabalho.
Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito para o endereço eletrônico [email protected].
Saiba mais no hotsite do Exame de Seleção 2024!