Buscar

01/03/2025 às 11:30, Atualizado em 01/03/2025 às 09:21

IFMS abre inscrições para qualificação profissional voltada exclusivamente a mulheres

Inscrições até 5 de março

Cb image default
Divulgação

A fim de promover a qualificação profissional de mulheres de baixa renda, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com seleção aberta para ingresso no Programa Mulheres Mil. São três opções de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) gratuitos e presenciais para a população feminina de cinco municípios.

São ofertadas 210 vagas para os cursos de Assistente Administrativa, Agricultora Orgânica e Eletricista Instaladora Predial de Baixa Tensão nos municípios de Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Podem se inscrever no processo seletivo mulheres com a escolaridade mínima exigida no edital e, no mínimo, 16 anos.

As candidatas selecionadas que frequentarem as aulas receberão auxílio para alimentação e transporte no valor de R$ 3,75 por hora. Aquelas que tiverem presença em todas as aulas terão recebido, ao final do curso, R$ 600.

Todas as regras do processo seletivo estão disponíveis no Edital nº 014/2025, publicado na Central de Seleção.

Inscrição - É gratuita e deve ser feita na Página do Candidato da Central de Seleção até 5 de março.

Em uma das etapas é preciso anexar no sistema o formulário de inscrição preenchido. Ao final, será gerado um comprovante e um código de inscrição, que deverá ser guardado pelas candidatas.

A seleção será feita com base nos critérios faixa etária, situação de trabalho, renda familiar e número de residentes no domicílio. Em caso de empate, serão considerados o maior número de filhos menores de idade, o maior número de integrantes do grupo familiar e a maior idade da candidata.

Os resultados preliminar e final da seleção serão publicados em 7 e 10 de março, respectivamente, com período de matrícula entre os dias 11 e 14. A previsão é de que as aulas já comecem no mês que vem.

Dúvidas sobre a seleção podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

Mulheres Mil - O Programa Nacional foi instituído em 2011, após resultados positivos de uma iniciativa piloto criada em 2007 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Trata-se de uma linha de fomento que visa promover qualificação profissional presencial a mulheres com 16 anos ou mais em situação de vulnerabilidade social e econômica e risco social, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, moradoras de locais com infraestrutura deficitária.

No ano passado, o IFMS atendeu 200 mulheres por meio do programa. Para 2025, está confirmada a oferta de 500 vagas em quatro cursos. Caso haja demanda, o total de vagas poderá chegar a 700.

Também são parceiros do Mulheres Mil em Mato Grosso do Sul a Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat), com previsão de ofertar 585 vagas este ano, e a Secretaria Estadual de Educação (SED), com a previsão de abrir 375 vagas em diversos municípios.

Para Nova Andradina Agricultora Orgânica 40 Ensino Fundamental Incompleto (5º ano).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.