Buscar

23/07/2019 às 08:29, Atualizado em 22/07/2019 às 22:31

Governo acelera liberação de agrotóxicos, esse ano já foram 262 registrados

Segundo o governo, o uso do agrotóxico no Brasil deverá seguir as orientações estabelecidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

Cb image default
Divulgação

Com alto ritmo de liberação de novos pesticidas, o Ministério da Agricultura aprovou nesta segunda-feira (22) o registro de mais 51 agrotóxicos, somando 262 neste ano. Desses produtos, 7 são formulados, ou seja, que os agricultores podem comprar em lojas de insumos agrícolas. 6 deles possuem o princípio ativo sulfoxaflor, que controla insetos que atacam frutas e grãos.

O sulfoxaflor teve o registro de uso industrial concedido no fim de 2018 e o produto formulado estava em avaliação final das autoridades ambientais. O produto é relacionado à redução de enxames de abelhas e está em estudo no exterior.

Essa velocidade na liberação de pesticidas se deve a medidas desburocratizantes adotadas nos órgãos que avaliam os produtos, entre eles a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo o governo, o uso do agrotóxico no Brasil deverá seguir as orientações estabelecidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Atualmente são utilizadas 500 mil toneladas de agrotóxicos por ano em todo o país, mas esse número pode ser reduzido, de acordo com especialistas.

Fonte - G 1

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.