Buscar

13/04/2024 às 12:31, Atualizado em 13/04/2024 às 11:19

Faustão recebe alta do hospital, mas seguirá sob orientações médicas

Apresentador estava internado desde o fim de fevereiro, quando passou por um transplante de rim

Cb image default
Foto: Renato Pizzutto/Band

O apresentador Fausto Silva recebeu alta do Hospital Israelita Albert Einstein, nesta sexta-feira (12). Faustão estava internado desde o fim de fevereiro, quando passou por transplante de rim.

“Fausto Silva recebeu alta do Hospital Israelita Albert Einstein nesta sexta-feira, dia 12 de abril de 2024. O paciente seguirá sob as orientações médicas”, informou o hospital em nota enviada à Band.

Ele também precisou realizar um procedimento de embolização “para resolver questões linfáticas que atrasavam a recuperação”. O procedimento interrompe propositalmente o fornecimento de sangue em uma parte do corpo. A técnica é indicada para situações que possam dificultar o funcionamento de um órgão, como o rim.

Transplante de rim de Faustão

Faustão passou pelo transplante devido a um agravamento de doença renal crônica. Ele passou pela cirurgia após o Einstein acionar a Central de Transplantes do Estado de São Paulo e realizado a avaliação sobre a compatibilidade do órgão doado.

Faustão passou por transplante de coração em 2023

Em agosto do ano passado, o apresentador passou por um transplante de coração devido a uma insuficiência cardíaca. A cirurgia demorou ao menos 2h30 e ele teve pronta recuperação.

Campanha da Band

O Grupo Bandeirantes acredita que a solidariedade salva. Por isso, no dia 21 de agosto, lançou a campanha "Doe órgãos, Doe vida", uma conscientização para a doação de órgãos e tecidos.

Todos os dias, inúmeras vidas estão em jogo, esperando uma segunda chance que só pode vir de um ato de generosidade. Converse com a sua família sobre o assunto. Só ela pode autorizar esse ato. Veja mais informações no site do Ministério da Saúde.

O Brasil tem o maior sistema público de transplante de órgãos do mundo, além de ser o segundo maior transplantador, atrás apenas dos Estados Unidos. A estrutura é gerenciada pelo Ministério da Saúde, responsável pela garantia de 90% das cirurgias por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Há uma integração com todas as 27 centrais estaduais.

Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, há 617 hospitais e 1.495 equipes autorizados a realizarem transplantes no Brasil. Uma delas é liderada pelo médico Lúcio Pacheco, especialista em transplante de fígado. As etapas para um transplante acontecer são as seguintes:

inclusão do paciente na lista nacional de transplantes pelo médico autorizado;

acompanhamento da posição na fila pelos canais oficiais do governo;

passar pelo procedimento caso haja o órgão compatível e a posição na fila seja favorável.

Sistema de transplante no Brasil

O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) funciona por ordem cronológica de cadastro, mas há prioridades em meio à fila, a depender dos critérios que o paciente preenche. Com isso, a cirurgia só ocorre de acordo com necessidades médicas, o estágio de gravidade da insuficiência cardíaca, tipo sanguíneo e outras especificidades.

A compatibilidade genética é fator importante na decisão de quem receberá o órgão e o tempo de isquemia, o tempo de duração do órgão fora do corpo. No caso, a demora do transporte do órgão da origem até o transplante.

Crianças são prioridade ao concorrerem na fila com adultos, seja pelo doador também ser criança, ou por estarem diretamente concorrendo com mais velhos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.