Publicado em 08/11/2023 às 11:30, Atualizado em 08/11/2023 às 10:22

Ex-gerente do Detran-MS se torna réu por munições apreendidas durante operação

Ele é investigado por supostos esquemas de fraudes e inserção de dados falsos

Redação,

No fim de outubro, o ex-gerente do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Renato de Oliveira Saad, se tornou réu pela posse irregular de munições. O crime aconteceu em julho, durante a Operação 4º Eixo, que apura esquema de fraudes.

A denúncia foi recebida pelo juiz Marcelo Guimarães Marques, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Ponta Porã. Desta forma, Renato se torna réu pelo crime de posse irregular de arma de fogo.

Na operação, Renato foi detido em flagrante por manter em casa as munições ilegalmente. Depois, foi solto na audiência de custódia, após pagar fiança de 8 salários mínimos.

Além da 4º Eixo, série de operações foram deflagradas para apurar os esquemas de fraudes no Detran-MS, envolvendo servidores de várias cidades.

Tentativa de destituir delegados

Notícia do Midiamax de setembro deste ano apontou que interceptação de diálogos entre o ex-gerente e o então gerente do Detran-MS Gênis Garcia Barbosa e Joaci Nonato Rezende, flagrou tentativa de destituir delegados responsáveis pelas investigações da Operação Miríade.

Os dois são acusados de integrarem a quadrilha que inseria informações fraudulentas nos sistemas do Detran-MS. Após a operação, a Polícia Civil concluiu que “foram interceptados diálogos em que a dupla conspirava pela remoção de servidores e pela destituição dos delegados responsáveis pelas investigações, acreditando que poderiam ter alguma ingerência nos órgãos de Estado”.