Publicado em 04/05/2022 às 12:11, Atualizado em 04/05/2022 às 16:13

Ex-combatente da 2ª guerra é sepultado em Dourados

Enterro do pracinha Januário Antunes Maciel que morreu aos 100 anos na segunda-feira teve cortejo e honrarias

Redação,
Cb image default
Divulgação

O enterro do ex-combatente da 2ªguerra mundial, o ‘pracinha’, Januário Antunes Maciel, aconteceu nesta quarta-feira (4), com direito a cortejo e honrarias. Ele morreu na segunda-feira passada (2) aos 100 anos de idade.

Conforme o Dourados News, o cortejo foi realizado do bairro Vila Popular, até o cemitério Parque de Dourados, onde o ex-combatente da 2ª Guerra Mundial recebeu homenagens antes do sepultamento.

A urna foi levada em viatura aberta do Corpo de Bombeiros Militar acompanhado de familiares, da 4º Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro, além de policiais militares e populares.

No cemitério, o veterano foi homenageado com ‘salva de tiros’. A cerimônia também realizou a entrega da bandeira do Brasil para a família de Januário.

As honras fúnebres são homenagens póstumas prestadas diretamente pela tropa aos despojos mortais de alta autoridade ou de militar da ativa, de acordo com a posição hierárquica que ocupava. As cerimônias têm como base dispositivos de portaria do Ministério da Defesa.

Januário Antunes Maciel nasceu em 10 janeiro de 1922, em Ponta Porã.

Ele integrou o 1º Regimento de Infantaria – Regimento Sampaio, da FEB, entre 23 novembro de 1944 a 22 agosto de 1945, tendo participado ativamente das batalhas de Monte Castello e La Serra, na Itália, dentre outras.

Pela participação na 2ª Guerra Mundial, lutando ao lado dos aliados, foi condecorado com a Medalha de Campanha (Força Expedicionária Brasileira - FEB); Medalha do Mérito Força Expedicionária Brasileira (Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul - ALMS); Medalha da Vitória (Ministério da Defesa - MD); e Medalha Cruz Européia (Federação Italiana dos Combatentes Aliados – FIDCA).