Publicado em 05/12/2024 às 07:01, Atualizado em 04/12/2024 às 17:04

Estudo mostra que metade dos alunos de 9 anos não sabe fazer contas básicas

Os resultados mostram as dificuldades de aprendizagem das crianças brasileiras

Redação,
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Estudantes do 8º ano do ensino fundamental quando realizaram a prova em Campo Grande em agosto do ano passado (Foto: divulgação / Secretaria de Estado de Educação)

No Brasil, mais da metade (51%) dos estudantes brasileiros de 9 anos não conseguem fazer contas básicas de matemática e medida simples, como por exemplo, adicionar ou subtrair números de até três dígitos ou medir comprimentos com uma régua. A informação é do site Campo Grande News.

O estudo TIMSS, realizado pelo INEP, revelou que mais da metade dos estudantes brasileiros de 9 anos não consegue realizar operações matemáticas básicas, e apenas 31% compreendem conceitos simples de ciências, como a gravidade. O Brasil obteve a 55ª posição em Matemática entre 58 países, superando apenas Marrocos, Kuwait e África do Sul. Os resultados indicam que as dificuldades de aprendizagem começam cedo, com 16% dos alunos do 4º ano apresentando desempenho inferior ao de um chute aleatório nas provas. Os países asiáticos, especialmente Cingapura, dominam os rankings de desempenho em Matemática e Ciências.

Em Ciências, apenas 31% das crianças sabem que a gravidade puxa as coisas para baixo, conforme o TIMSS (Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciência), aplicado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), no ano passado. As provas foram feitas no computador.

O estudo foi divulgado nesta quarta-feira (4) pela IEA (Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional). As provas são realizadas a cada quatro anos, desde 1995. Mas esta foi a primeira participação brasileira no exame. Em Campo Grande, os testes foram aplicados em agosto de 2023.

O TIMSS avalia o desempenho, os contextos e a evolução dos alunos (em Matemática e Ciências) na trajetória do 4º ao 8º ano do ensino fundamental, a partir de evidências comparáveis entre os países participantes.

Desempenho - O desempenho dos alunos do 4º ano deixou o País na 55ª posição entre 58 países em Matemática, na frente apenas de Marrocos, Kuwait e África do Sul. O Brasil fica atrás, por exemplo, de Irã, Bósnia e Cazaquistão.

Os resultados mostram que as dificuldades de aprendizagem das crianças brasileiras começam cedo; 16% tiveram desempenho pior do que se tivessem chutado todas as questões e 5% não acertaram nenhuma pergunta na prova do 4º ano de Matemática.

Até então, o Brasil só tinha sido comparado a outros países em avaliações desse tipo com alunos de 15 anos, que fazem o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), conduzido pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Destaque - Em todos os rankings, os países asiáticos se destacam. Cingapura está no topo de ambas as disciplinas, nas duas idades avaliadas. A cidade-estado do sudeste asiático é seguida por países como China, Hong Kong, Japão e Coreia do Sul. A nação melhor posicionada fora da Ásia é a Lituânia, em sétimo lugar no ranking do 4º ano de matemática. Em seguida, vem a Turquia e a Inglaterra. Os Estados Unidos estão em 27º.