Buscar

06/04/2025 às 10:02, Atualizado em 05/04/2025 às 19:31

Estudantes de Mato Grosso do Sul vão representar o país na maior feira de ciência do mundo

Dupla se juntará a outros 11 estudantes brasileiros em Ohio, nos Estados Unidos

Cb image default
Divulgação

Dois estudantes do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), do Campus de Nova Andradina, foram selecionados para representar o Brasil e o Mato Grosso do Sul na Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), a maior feira pré-universitária de ciências do mundo. O evento acontece entre os dias 10 a 16 de maio, em Columbus, na cidade de Ohio, nos Estados Unidos.

Os alunos Tailaine Gomes Felix de Lima, de 18 anos, e José Vitor Ferreira Balasso, de 17 anos, foram premiados na Mostratec-Liberato (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), que é considerada a maior feira de jovens pesquisadores da América Latina.

Além dos sul-mato-grossense, mais 11 brasileiros estarão representando o Brasil, dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Maranhão, Amazonas e Amapá.

Trabalho premiado em MS

A dupla trabalhou junto no trabalho “Espectroscopia infravermelha por transformada de Fourier como ferramenta para identificação de fungos em pastagens no cerrado sul-mato-grossense”, orientado pela professora Grazieli Suszek.

O Cerrado, segundo maior bioma do Brasil, ocupa 23% do território nacional e desempenha papel crucial na economia agrícola, especialmente em Mato Grosso do Sul, onde as pastagens sustentam a pecuária. Fungos entomopatogênicos, como o Metarhizium, surgem como alternativa sustentável para o controle de pragas, reduzindo a dependência de agroquímicos.

O estudo investigou o uso da espectroscopia FTIR-ATR para identificar fungos presentes em pastagens e analisar a composição química do solo em uma área de 15,8 hectares em Nova Andradina, MS.

A técnica “isca de inseto” foi utilizada para isolar fungos entomopatogênicos do solo, com larvas de Tenebrio molitor. Os espectros infravermelhos das amostras, coletados entre 400 e 4000 cm⁻¹, permitiram identificar bandas de transmitância associadas à quitina dos fungos e aos minerais do solo.

O estudo demonstrou o potencial da espectroscopia FTIR-ATR na rápida identificação de organismos biológicos e na análise da composição do solo, oferecendo uma abordagem eficaz e sustentável para o manejo agrícola.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.