Publicado em 18/01/2025 às 12:01, Atualizado em 18/01/2025 às 10:15

Em recuperação judicial, Casas Bahia fecha três lojas em MS

Em nota, a empresa classificou a decisão como parte dos “movimentos naturais do varejo”

Redação,

A Casas Bahia anunciou nesta sexta-feira (17) o fechamento de três unidades em Mato Grosso do Sul, localizadas nos municípios de Sidrolândia, Maracaju e Rio Verde de Mato Grosso. Em nota, a empresa classificou a decisão como parte dos “movimentos naturais do varejo” e garantiu que os consumidores dessas regiões continuarão sendo atendidos por lojas próximas e canais digitais.

Reestruturação e Recuperação Financeira

O fechamento ocorre em um contexto de reestruturação financeira do Grupo Casas Bahia, que recentemente teve seu Plano de Recuperação Extrajudicial (PRE) homologado pela 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo.

O plano, parte de um esforço para lidar com uma dívida de R$ 4 bilhões, inclui:

Extensão do prazo de pagamento das dívidas, de 22 para 72 meses;

Redução no custo médio do endividamento em 1,5 ponto percentual;

Redistribuição dos pagamentos, com desembolso limitado a menos de R$ 500 milhões até 2027, sendo o valor significativamente aumentado a partir de 2028.

Funcionários e Impacto Local

Questionada sobre o destino dos colaboradores das lojas fechadas, a empresa não esclareceu se houve demissões ou se os funcionários foram realocados.

Nota Oficial

“A Casas Bahia ressalta que as aberturas e os fechamentos são movimentos naturais do varejo e confirma o encerramento das operações em Sidrolândia, Maracaju e Rio Verde de Mato Grosso. Os clientes continuam sendo atendidos nas outras lojas da marca na região, bem como em seus canais digitais, com um mix completo de produtos e investimentos permanentes.”

Apesar das dificuldades, a empresa segue buscando adaptar-se às mudanças no mercado varejista, com foco no fortalecimento de suas operações digitais e renegociação de dívidas.