Publicado em 23/01/2024 às 15:30, Atualizado em 23/01/2024 às 15:24
As inscrições no Sisu ocorrem de 22 a 25 de janeiro
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) oferta, na Unidade de Nova Andradina, 40 vagas no total, sendo 20 vagas no curso de Licenciatura em Matemática e de 20 vagas no Bacharelado em Sistemas de Informação. Os interessados poderão se inscrever no período de 22 a 25 de janeiro de 2024, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
As vagas serão preenchidas segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) ofertará 1.243 vagas em 38 cursos. Todos os cursos possuem Reserva de Vagas para candidatos/as Negros/as (pretos/as e pardos/as), Indígenas, Residentes em Mato Grosso do Sul e Pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento (PCD).
Os cursos são ofertados na Unidade de Nova Andradina e ocorrem no período noturno com duração de quatro anos. São 11 vagas para ampla concorrência, 4 vagas para negros, 2 para indígenas, 2 para residentes em MS e uma para pessoa com deficiência (PCD).
O curso Bacharelado em Sistemas de Informação aborda conceitos e técnicas da Tecnologia da Informação para a resolução de problemas em empresas. Por conta disso, além da sólida formação técnica em programação de computadores, o curso contempla conhecimentos oriundos da Administração de Empresas e da Economia, que o diferenciam do tradicional curso de Bacharelado em Ciências de Computação. Ao longo do curso, os estudantes aprendem as estruturas empresariais mais comuns, os sistemas de informação utilizados para melhoria e automação de processos organizacionais e as competências e habilidades de profissionais encarregados de gerenciar as informações geradas por estes sistemas. Os impactos sociais, políticos e ambientais das escolhas dos sistemas de informação também são abordados.
A Licenciatura em Matemática tem por principal objetivo formar professores para atuarem no Ensino Fundamental e Médio e preparar profissionais com capacidade de observação e reflexão de sua prática para atuarem de maneira crítica no contexto da escola. A principal atuação dos formandos é como professor de Matemática nas escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental e Médio. Mas, atualmente, há diversos formandos trabalhando com Estatística, Informática e Computação, Matemática Financeira e Finanças, Atuária e Gerenciamento de Riscos, Comunicação, Biologia e Saúde, etc, em posições de destaques tanto em instituições públicas quanto em empresas privadas, além da docência em ensino superior.
Saiba mais em: https://www.uems.br/pro-reitoria/proe/dind/sisu
Sobre a UEMS em Nova Andradina
A UEMS, instalada em Nova Andradina desde 1998, foi criada para atender demandas regionais, tendo a vocação voltada para a disseminação do ensino superior no interior do Estado.
A Unidade de Nova Andradina, está localizada na rua Walter Hubacher, nº 138, Bairro centro, Zona comercial 01 na cidade de Nova Andradina, e possui a seguinte infraestrutura: Bloco Administrativo, Biblioteca, Anfiteatro, salas de aula e laboratórios: três laboratórios de informática; LEDSE – Laboratório de Estudo e Desenvolvimento de Sistemas Embarcados; e Laboratório de Ensino de Matemática e Ensino de Física. A biblioteca tem o acervo composto por 8.861 exemplares.
A UEMS em Nova Andradina possui banheiros adaptados para PCD (Pessoas com Deficiência); rampas de acesso com inclinação, de acordo com as normas vigentes; piso tátil em suas calçadas externas de acesso à universidade; Softwares/hardwares.
Confira mais sobre a UEMS de Nova Andradina: https://www.uems.br/cidades/detalhes/nova-andradina