Nesse domingo (10), 17,1 mil inscritos não participaram do segundo dia de aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Mato Grosso do Sul. Segundo divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a abstenção dos candidatos no Estado foi maior que a média nacional, de 30,6%, ficando em 33,4%.
No segundo dia do Enem em Mato Grosso do Sul, 17,1 mil inscritos não compareceram, resultando em uma abstenção de 33,4%, acima da média nacional de 30,6%. O número de inscritos em 2024 aumentou para 51.199, enquanto a abstenção caiu levemente em relação ao ano anterior. As provas deste final de semana abordaram Ciências da Natureza e Matemática, e os gabaritos serão divulgados na próxima semana. Os participantes que perderam alguma etapa do exame podem solicitar a reaplicação até 15 de novembro, com critérios específicos para problemas logísticos e doenças infectocontagiosas.
Conforme os dados divulgados, em 2024 o Estado registrou um aumento de inscritos, sendo 51.199 inscrições. Enquanto em 2023, o número de inscritos foi 3.727 menor. Ainda é informado que, neste ano, o número de ausentes registrou queda de 0,6 pontos percentuais, passando de 34% para 33,4%.
Neste final de semana os participantes responderam às questões de Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. No primeiro dia de aplicação, quando a prova foi de Linguagens, Códigos e Ciências Humanas e suas Tecnologias, a abstenção foi de 14,7 mil inscritos, ficando em 28,8%.
A divulgação dos gabaritos e provas ocorrerá na próxima semana no site do Inep. Enquanto as aplicações do exame, para os casos previstos em edital, serão realizadas nos dias 10 e 11 de dezembro. A entrega final dos resultados será no dia 13 de janeiro de 2025.
Reaplicação - Nesta segunda-feira (11) iniciou o prazo para pedir a reaplicação dos exames para quem perdeu alguma etapa do Enem. Os participantes têm até o dia 15 de novembro para enviar a solicitação, pela Página do Participante.
Conforme o edital do Enem, são previstas reaplicações em casos de problemas de infraestrutura e logística, são consideradas situações como: falta de energia elétrica no local da prova (quando não há luz natural suficiente), desastres naturais que comprometam a infraestrutura e erros de aplicação que prejudiquem o participante. Em tais casos, o inscrito deve comparecer normalmente ao segundo dia de prova e, se necessário, pode solicitar a reaplicação apenas do primeiro dia afetado.
Também têm direito à reaplicação aqueles que apresentarem sintomas de doenças infectocontagiosas listadas no edital, como tuberculose, coqueluche, difteria, doença meningocócica, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.
Nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente. Em relação aos problemas logísticos, o instituto avaliará as solicitações de acordo com as intercorrências registradas.
Com informações do Campo Grande News
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.