Publicado em 02/03/2022 às 16:30, Atualizado em 02/03/2022 às 17:06
A campanha começou nesta quarta (03) e o tema é “Fraternidade e Educação”
Começou nesta quarta-feira (02) o período de quaresma e, juntamente, a Campanha da Fraternidade (CF) de 2022. O tema deste ano é “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26 é “Fala com sabedoria, ensina com amor”.
O lançamento da campanha aconteceu com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na manhã da quarta de Cinzas.
A abertura foi, pelo segundo ano consecutivo, em formato virtual, em razão da pandemia de Covid-19.
Conforme divulgação da CNBB, esta é a terceira vez que a educação é abordada na Campanha da Fraternidade. O tema foi trabalhado, anteriormente, em 1982 e em 1998.
Segundo o Padre (Pe.) Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Campo Grande, Vander Casemiro, as paróquias da Capital vão adotar o tema da CF.
“O tema da campanha sempre é escolhido com 2 anos de antecedência. Com a pandemia, a ideia desse tema só se fortaleceu, por causa dos problemas que vimos a educação passar durante esse período”, explica o padre.
Conforme a fala de Pe. Vander, a proposta faz parte também do Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco.
“O pacto tem o objetivo de ajudar a escola a ter mais uniformidade na educação, ajudando a ser mais cristã e ensinando valores educacionais”, disse.
Todos os anos, a CF começa com a quaresma, justamente por esse ser um período que propicia maior reflexão entre os cristãos.
Pastoral da Educação
Para a Igreja Católica, a educação não é algo que diz respeito apenas ao ambiente escolar, com o ensino de conteúdos, sendo, também, uma parte importante da sociedade que perpassa pelas famílias e formação de cidadãos.
Em razão do interesse mútuo à escola, a Arquidiocese da Capital está implementando a Pastoral da Educação.
A partir desta, a Arquidiocese e todas as paróquias de Campo Grande devem começar a estar mais presentes nas escolas, oferecendo não apenas reforço escolar, mas também ensinando valores cristãos e sociais.
Conforme a explicação do Pe. Vander, a Campanha da Fraternidade busca estar presente tanto no âmbito eclesial, quanto no social.
Quaresma
A Quaresma começa sempre na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira da semana santa, data que, neste ano, será no dia 14 de abril.
O período é um tempo de penitência, em que a igreja recorda o período de 40 dias em que Jesus esteve no deserto.
Mesmo o nome fazendo referência ao número 40, esse período não compreende exatamente 40 dias.
A contagem é feita da seguinte forma: soma-se a data da quarta-feira de cinzas até o sábado antes da Páscoa, resultando em 46. Depois, é tirado 6 dias, que correspondem ao número de domingos que há no período da quaresma, contabilizando os 40 dias.