Publicado em 30/07/2025 às 12:01, Atualizado em 30/07/2025 às 12:28
Mudança começa com placas finais 7 a 0 e será estendida a todos os veículos em 2026; objetivo é digitalizar e tornar serviço mais eficiente
A partir de agosto, os motoristas de Mato Grosso do Sul que possuem veículos com placas de final 7 a 0 não receberão mais as guias de licenciamento em papel em suas residências.
O novo modelo de emissão será totalmente digital, conforme anunciado pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito). A medida será ampliada para todos os veículos do Estado até 2026.
Segundo o órgão, a decisão foi motivada por dados que mostram baixa efetividade do envio físico: apenas 9,2% das guias entregues pelos Correios são pagas. Em contrapartida, mais da metade dos motoristas — 54% — já utilizam o portal Meu Detran para emitir e quitar os débitos, o que confirma a adesão crescente aos canais digitais.
De acordo com o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, os recursos economizados com impressão e postagem serão reinvestidos em tecnologia, com foco em melhorar a experiência digital dos usuários. “A análise de dados nos mostrou que a adesão aos canais digitais já é uma realidade para a maioria dos sul-mato-grossenses, e estamos apenas formalizando e incentivando essa transição para o benefício de todos”, afirmou.
A medida também está alinhada com o programa ‘Estado Verde’, que visa reduzir o uso de papel e os impactos ambientais, dentro da política do Estado Digital, que busca tornar o acesso aos serviços públicos mais eficiente, acessível e sustentável.
As guias de pagamento continuarão disponíveis nos seguintes canais:
Portal Meu Detran
Aplicativo Detran MS
Bancos conveniados e redes credenciadas.