Publicado em 03/09/2023 às 13:03, Atualizado em 02/09/2023 às 20:45
Em casos que o tutor não segue as orientações corretamente, o animal precisa passar por nova cirurgia.
A castração é importante para evitar ninhadas indesejadas e até doenças nos animais domésticos. Nos machos, o procedimento retira os testículos e nas fêmeas, os ovários e o útero. No entanto, você sabe quais são os cuidados pós-operatórios necessários?
A veterinária da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea), Giselle Tavares, explicou que as orientações do médico veterinário devem ser seguidas rigorosamente para que a recuperação seja adequada.
“É preciso seguir as orientações à risca. Depois da cirurgia, o veterinário receitará antibióticos, analgésicos ou mais medicamentos para a recuperação do animal. É muito importante seguir a receita. Caso haja qualquer eventualidade, o tutor deve entrar em contato com o veterinário, que está ciente de qualquer dificuldade e indicará o melhor caminho”, ressaltou.
Giselle reforça que o repouso também é outro ponto importante. O período de recuperação leva de 7 a 10 dias, tempo que o animal não pode correr, pular, brincar, passear e, se possível, interagir com outros animais para que não force os pontos.
“Às vezes uma simples subida no sofá, faz com que os pontos estourem e a incisão abra”, frisa Giselle.
A veterinária também relata que o curativo precisa ser cuidado com atenção, principalmente nas fêmeas. “Existem roupas cirúrgicas que podem ser usados para proteger a região do abdômen e colares (do tipo elizabetano) que podem evitar que elas cocem e contaminem o local”, destaca.
Em casos que o tutor não segue as orientações corretamente, o animal precisa passar por nova cirurgia.
“Ele será anestesiado novamente, e a recuperação será ainda mais delicada, mais longa. Por isso a importância dos cuidados desde o primeiro momento que ele chega em casa”, pontua.
Fonte - G 1