Buscar

03/11/2024 às 16:38, Atualizado em 03/11/2024 às 14:39

Correios lançam campanha “Adote uma Cartinha” saiba como participar

Com 35 anos de história, campanha dos Correios transforma cartas de crianças em gestos de solidariedade neste Natal

Cb image default
Divulgação

A época de Natal se aproxima, e com ela, uma oportunidade de transformar sonhos em realidade. No próximo dia 5 de novembro, os Correios lançam oficialmente a campanha “Adote uma Cartinha”, que completa 35 anos em 2024. A cerimônia de lançamento acontecerá na agência central, na Avenida Calógeras, e contará com a presença da Orquestra e Coral Viver Bem e a visita do Papai Noel.

Neste ano, mais de 6,8 mil cartinhas serão disponibilizadas em Mato Grosso do Sul, incluindo 3 mil já apadrinhadas por empresas locais. Durante o evento, será lançado o selo de Natal, ilustrado com desenhos do cartunista Ziraldo, que faria 92 anos neste ano.

A campanha, que teve início há três décadas, começou de forma simples. Na época, carteiros começaram a receber cartinhas de crianças endereçadas ao Papai Noel, com pedidos de presentes de Natal. Movidos pelo espírito natalino, decidiram atender a alguns desses pedidos, e, anos depois, os Correios oficializaram a ação como um programa corporativo, aberto ao público.

De lá para cá, a iniciativa só cresceu. Desde o lançamento oficial, mais de 6 milhões de cartas foram adotadas em todo o país. Em 2022, dos 252 mil pedidos recebidos, 187 mil foram atendidos, tornando-se um marco de generosidade e solidariedade.

Como participar

A campanha “Adote uma Cartinha” é aberta a qualquer pessoa interessada em fazer a diferença no Natal de uma criança. Para participar, basta visitar uma agência dos Correios ou acessar o blog oficial da campanha, onde o link para adoção será disponibilizado no dia do lançamento.

Em Campo Grande, as cartinhas podem ser adotadas em várias agências, espalhadas pela cidade. Os pontos de atendimento são a agência da Estação Rodoviária, localizada na Rua Vasconcelos Fernandes, no bairro Amambaí; a AC Kadiweu, na Rua Ceará, no Centro; a agência central, na Avenida Calógeras; a AC Guanandi, na Avenida Bandeirantes, em frente ao terminal do Guanandi; a AC Coronel Antonino, na Avenida Consul Assaf Trad; a AC Ipês, na Avenida Mascarenhas de Moraes, no Monte Castelo; a AC Moreninha, na Rua Barreiras, na Moreninha II; a AC Okinawa, na Avenida Afonso Pena, no bairro Santa Fé; a AC Zagaia, na Avenida Marques de Pombal, no Tiradentes; e a AC Piquiri, na Rua Brilhante, na Vila Bandeirantes.

O período para recebimento de cartinhas começou no dia 1º de novembro e vai até 30 de novembro, enquanto a adoção e a entrega dos presentes podem ser realizadas entre 5 de novembro e 13 de dezembro.

As cartas são enviadas por crianças até o 5º ano do ensino fundamental, vindas de escolas públicas e instituições sociais, além de crianças em situação de vulnerabilidade social. Cada carta reflete um desejo simples, muitas vezes de itens básicos, e ao adotá-la, o “padrinho” ou “madrinha” assume o compromisso de tornar esse pedido realidade.

Além de proporcionar um presente material, a campanha incentiva o desenvolvimento das crianças por meio da escrita. Ao redigir as cartinhas, elas aprimoram suas habilidades de comunicação e vivenciam uma experiência enriquecedora. Para os padrinhos, é uma oportunidade de fazer parte de uma corrente de amor e solidariedade, resgatando o espírito natalino e promovendo o bem-estar social.

Por Roberta Martins

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.