Em edital divulgado nesta sexta-feira (17), o CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul) publicou o resultado da avaliação documental do Processo Seletivo Simplificado para o Curso de Capacitação Profissional de Bombeiro Temporário. O certame ofertou 230 vagas para o curso de formação, com objetivo de ingresso na graduação de soldado auxiliar de operações.
De acordo com o edital, os candidatos considerados inaptos poderão interpor recurso até o dia 23 de outubro de 2025, exclusivamente por e-mail, no endereço [email protected].
O recurso deve ser enviado em formato PDF, contendo a assinatura do candidato, que pode ser digital. O CBMMS reforça que não serão aceitos recursos presenciais, enviados por correio, fax ou outro endereço eletrônico, bem como aqueles fora dos prazos e padrões estabelecidos.
A corporação destaca ainda que os recursos não terão efeito suspensivo e não alterarão o cronograma das próximas etapas do processo seletivo.
230 vagas
Os soldados temporários irão atuar em atividades de apoio aos bombeiros militares de carreira, incluindo combate a incêndios urbanos e florestais. Além de socorro em urgências e emergências pré-hospitalares, resgate e salvamento de pessoas e bens, prevenção de afogamentos, ações de defesa civil, atendimento a emergências envolvendo produtos perigosos, gestão de riscos, serviços administrativos e atendimento a chamadas em centrais de comunicação, entre outras funções.
O salário previsto é de R$ 3.815,88 mensais. Para participar, os candidatos precisaram comprovar: ensino médio completo; ser brasileiro nato ou naturalizado; ter idade entre 18 e 40 anos. Além disso, comprovaram estar quites com as obrigações militares e eleitorais.
Já as vagas abrangem unidades do Corpo de Bombeiros em 30 municípios: Amambai (2); Anastácio (3); Aparecida do Taboado (11); Aquidauana (5); Bataguassu (2); Bela Vista (13); Bonito (7); Campo Grande (46); Chapadão do Sul (10); Corumbá (8); Costa Rica (9); Coxim (9); Dourados (10); Fátima do Sul (2); Ivinhema (2); Jardim (4); Maracaju (2); Miranda (3); Novo Mundo (4); Naviraí (6); Nova Andradina (12); Nova Casa Verde (8); Paranaíba (5); Ponta Porã (4); Porto Murtinho (12); Rio Brilhante (3); Santa Rita do Pardo (14); São Gabriel do Oeste (5); e; por fim; Três Lagoas (3).
O certame teve 3.588 inscritos para 230 vagas, o que corresponde a 15,6 candidatos por vaga. Além disso, no edital, consta o resultado da análise dos recursos interpostos pelos candidatos, segundo o Midiamax.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.