Buscar

12/12/2024 às 12:30, Atualizado em 11/12/2024 às 23:52

Conselho Superior da Polícia Civil aprova criação da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos

Conforme o texto do decreto, a Delegacia atuará em todo o Estado no intuito de investigar infrações penais

Cb image default
Foto - Reprodução site da PCMS

O Conselho Superior da Polícia Civil, aprovou, ontem, dia 11-12, por unanimidade, a criação da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC), na estrutura organizacional da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. A nova Especializada ficará vinculada hierarquicamente ao Departamento de Polícia Especializada (DPE).

Conforme o texto do decreto, a Delegacia atuará em todo o Estado no intuito de investigar infrações penais praticadas a partir do emprego de meios ou recursos tecnológicos de informação ou do uso da rede mundial de computadores, entre eles, crimes econômicos e patrimoniais e crimes contra a honra e contra a liberdade individual praticados por meio cibernético.

Crimes Cibernéticos

Relatório da Norton Cyber Security, do ano de 2021, colocou o Brasil como o terceiro país com mais dispositivos eletrônicos infectados por ameaças.

De acordo com a análise, mais da metade dos brasileiros (58%), afirmam ter sofrido um crime cibernético em 2021. A estimativa é que 32 bilhões de reais foram perdidos somente no ano passado, já que mais da metade das vítimas de crimes cibernéticos do último ano foi impactada financeiramente.

Os usuários de smartphones e do aplicativo WhatsApp são os mais visados pelos criminosos virtuais. O phishing é a prática mais comum utilizada pelos golpistas e consiste em enviar conversas ou mensagens falsas com links fraudulentos.

Com informações do site da PCMS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.