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01/02/2019 às 14:05, Atualizado em 01/02/2019 às 14:11

Comércio concentra 30% dos microgeradores de energia em MS

As empresas podem buscar linhas de financiamento para se inserir na microgeração por meio do FCO.

O comércio responde por 30% dos consumidores que hoje realizam a microgeração de energia elétrica renovável, com a energia solar fotovoltaica, conforme dados da Energisa MS. Ao todo, são 86 clientes do Estado cadastrados junto à concessionária como comerciais, na microgeração.

O presidente do Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS (IPF-MS), Edison Araújo, ressalta que além da redução de custo e aumento de competitividade, a implantação de sistema fotovoltaico também agrega valor no quesito ambiental.

“Essa é uma realidade e significa que o comércio está preocupado com custos, mas também com a questão ambiental. Os clientes já observam quais empresas que se preocupam de fato com o uso sustentável de energia e isso agrega valor à marca”.

As empresas podem buscar linhas de financiamento para se inserir na microgeração por meio do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste), por exemplo. “Só para 2019 são mais de R$ 337 milhões nesta linha”, lembra a economista do IPF-MS, Daniela Dias.

Outro incentivo é a isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o excedente produzido por meio da microgeração, para consumidores residenciais, comerciais e de empreendimentos rurais de Mato Grosso do Sul, por meio da adesão do governo do Estado ao Convênio ICMS 16/2015 do Confaz.

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