O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar de Nova Andradina, Tenente Coronel Josafá Pereira Dominoni participou da abertura da 4ª capacitação para laborar no Promuse – Programa Mulher Segura, em Ponta Porã na segunda (03). O evento acontece entre os dias 03 e 07 de dezembro na fronteira.
A abertura das atividades contou com a presença do diretor de Polícia Comunitária, coronel Thonny Audry Lima Zerlotti, do comandante de policiamento de área, coronel Givaldo Mendes de Oliveira, e do tenente coronel Carlos Magno, comandante do batalhão de Ponta Porã.
O Tenente Coronel Dominoni , que é o coordenador estadual do PROMUSE, ministrou a disciplina “Feminismos em perspectiva histórica” que leva ao conhecimento da origem do movimento e alguns conceitos sobre o tema, elevando o conhecimento e instigando uma reflexão pessoal dos policiais que atuam no atendimento das vítimas de violência doméstica.
Participam da capacitação, policiais que fazem parte do batalhão de fronteira, além de guardas municipais que após as instruções atuarão com atendimento especializado junto à rede de enfrentamento à violência contra a mulher, além de fiscalizarem as medidas protetivas de urgência. A unidade de Ponta Porã já conta com policiais para atuar na equipe técnica do programa e agora estende a capacitação para os demais policiais que efetivamente atendem as chamadas do 190 e realizam as fiscalizações diárias.
O PROMUSE surgiu em 2015 na cidade de Amambai e em 2018 foi instituído como medida proativa de Polícia Ostensiva e Preventiva da Polícia Militar do MS para que, efetivamente, as Medidas Protetivas de Urgência (MPU) sejam cumpridas e assim, possa coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Conta hoje com unidades em Amambai, Dourados, Paranaíba, Nova Andradina, Batayporã, Fátima do Sul, Ponta Porã e Campo Grande.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.