Publicado em 14/12/2022 às 07:01, Atualizado em 14/12/2022 às 10:31
Do comércio de acessórios ao setor de serviços, donos de negócios que contaram com o apoio do Sebrae/MS durante este ano celebram resultados e planejam crescimento para 2023
O ano de 2022 está terminando, e para quatro empresários da capital o momento é de comemoração pelas conquistas do ciclo que se encerra e de planejamento para que os próximos doze meses sejam ainda mais prósperos aos negócios. O casal de empresários formado por Mônica Ramos e André Muller, donos do Armazém Três Marias e as sócias Viviane Carvalho e Ana Lúcia Paim, proprietárias da Divino Santo, concordam que o próximo ano será de muito trabalho. Isso, para que neste momento, em 2023, o balanço dos negócios seja novamente um motivo de celebração. E com resultados ainda melhores.
“Em fevereiro de 2022, quando procuramos o Sebrae, tínhamos a vontade de empreender, mas precisávamos de apoio para fazer isso da forma correta. Minha ideia era abrir um empório ou uma cafeteria e, com o apoio do meu esposo, que se dedicou a estudar o setor, decidimos investir nossas finanças na primeira opção”, relatou Mônica Ramos sobre o nascimento do Armazém Três Marias.
A empresa tem sua primeira loja em um supermercado da capital e o plano de negócios, desenvolvido por meio do Sebrae/MS, possibilitou a estruturação do armazém que atualmente conta com dois funcionários e comercializa cereais e produtos aliados a uma vida saudável, vertente que sempre chamou a atenção de Mônica, que dedicou sua vida ao funcionalismo público, mas decidiu investir neste segmento que tem crescido gradualmente no mercado.
“Os produtos saudáveis estão em alta. Então, após realizarmos o plano de negócios, que nos instruiu sobre finanças, pesquisa de mercado e até na parte de sistemas, estamos recebendo visitas do ALI, que está trabalhando o marketing do empreendimento”, relatou a sócia-
proprietária do Armazém Três Marias, ao retomar sua história de parceria com o Sebrae/MS por meio do desenvolvimento do Plano de Negócios e das consultorias realizadas pelo ALI (Agente Local de Inovação).
“Nosso plano é conquistar mais clientes expandindo nossa visibilidade por meio das redes sociais. Isso, claro, mantendo a qualidade do nosso atendimento, para quem sabe até o fim do próximo ano inaugurar a nossa segunda loja na cidade”, pontuou Mônica sobre as perspectivas para 2023.
No mesmo sentido, Viviane Carvalho e Ana Lúcia Paim pretendem, no próximo ano, consolidar a Divino Santo como uma marca que atende o público feminino em diversos aspectos. A parceria entre as amigas de longa data começou após as empreendedoras participarem do programa Sebrae Delas, iniciativa do Sebrae que visa fomentar e apoiar mulheres no empreendedorismo, e também do Empretec, principal programa de formação de empreendedores criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil.
“Começamos separadas, eu trabalhava como gerente num buffet e costurava vestidos infantis, já a Ana começou vendendo alpargatas bordadas à mão. No início do ano fizemos o Sebrae Delas, um programa que nos apoiou e nos permitiu participar de feiras para mostrar nossos produtos. Em seguida participamos do Empretec, e a partir de então decidimos unir nossos produtos e vender de forma presencial na Divino Santo”, relatou Viviane Carvalho sobre o início da parceria que consagrou a configuração atual da loja.
De acordo com Ana Lúcia Paim, a sociedade permitiu um aumento na gama de produtos oferecidos pela loja, que até então funcionava apenas de forma virtual com a venda das alpargatas. A Divino Santo. que também serve de vitrine para marcas menores exporem seus produtos, ainda exerce uma função social por meio da parceria com mulheres em pena de reclusão, para a confecção dos itens.
“Nós precisávamos dessa união para crescer, porque sozinho às vezes você não consegue caminhar. Hoje, de diversas formas nós nos ajudamos e somos ajudadas por outras mulheres. Participamos da Fashion Week com o apoio do Sebrae/MS, o que nos deu uma ótima visibilidade. A partir de agora, a intenção é expandir nosso trabalho social e nos consolidarmos como uma marca que oferece diversos produtos dentro do universo feminino”, concluiu Ana Lúcia Paim.
Para obter mais informações sobre as ações e programas desenvolvidos pelo Sebrae/MS, entre em contato pelo número 0800 570 0800.