Em 2024, Mato Grosso do Sul não terá a tradicional Semana do Saco Cheio nos seus moldes já há tanto tempo conhecidos pela população do Estado. Com os feriados dos dias 11 e 12 de outubro caindo numa sexta-feira e sábado, o feriadão perderá força. Veja como ficará.
Anualmente, Mato Grosso do Sul aproveita a proximidade das datas do feriado pela criação do Estado, em 11 de outubro, e do Dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, para promover paralisação em órgãos públicos, entidades, autarquias e fundações.
O que diz o Governo do Estado
Até o momento, o calendário estadual prevê suspensão das atividades em alusão a esses feriados somente nos dias 11 e 12, ou seja, sexta e sábado.
No entanto, o calendário escolar da SED (Secretaria Estadual de Educação) prevê como feriado os dias 11, 12 e 16 (quarta-feira).
Isso porque os dias 14 (segunda) e 15 (terça) serão de APCs (atividades pedagógicas complementares), que são realizadas pelos alunos da REE (Rede Estadual de Ensino) em casa, de maneira remota.
Ou seja, apesar de o dia ser considerado letivo, não são promovidas atividades presenciais nas escolas.
No entanto, a situação pode mudar. Caso o Governo do Estado decida, nos próximos dias, decretar feriado para o período, aí a orientação muda quanto a isso para as escolas e o feriadão para alunos e servidores irá do dia 11 ao dia 16 de outubro.
Inicialmente, a SED informou que não há previsão de antecipação.
Veja como fica o calendário
Para o Estado:
Dias 11 (sexta), 12 (sábado) e 13 (domingo): feriado.
Dias 14 e 15 (segunda e terça): dias úteis, mas sem aulas presenciais nas escolas da REE (Rede Estadual de Ensino).
Dia 16 (quarta): possibilidade de ponto facultativo se houver antecipação do Dia do Servidor Público.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.