Sob protestos e alegações de inconsistência, candidatos que realizaram o vestibular da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) contestam o resultado preliminar das provas divulgado nesta quinta-feira (11). Os resultados indicam que 6.032 redações, cerca de 50% dos candidatos, obtiveram nota 100, ou seja, tiveram a redação zerada.
Diante dos inúmeros questionamentos e da movimentação nas redes sociais, a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), responsável pelo certame, alegou que o alto número de redações zeradas e notas baixas se deve ao não cumprimento dos requisitos básicos exigidos para a elaboração da redação.
“Essas notas deve-se ao não cumprimento ou cumprimento parcial, dos cinco critérios básicos para a redação, que são: adequação temática; organização e progressão textual; estrutura e desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo; aspectos de coesão e coerência do texto; e emprego da norma padrão da Língua Portuguesa”, disse.
Segundo a instituição, a adequação temática é um dos principais quesitos para a avaliação. No caso de fuga ao tema, por exemplo, o texto não é considerado pela banca avaliadora, e o candidato recebe a nota padrão de 100 pontos.
Quanto aos problemas relacionados ao edital, a fundação afirmou que ‘apenas republica em seu site o edital elaborado pela contratante, respeitando, inclusive, a forma de apresentação’.
Sonho interrompido
Na publicação oficial dos resultados, divulgada pelas redes sociais da UFMS, candidatos expressam indignação, afirmando que tiveram o sonho de cursar uma graduação interrompido pela desorganização da banca de correção.
“Muitas pessoas estão sendo prejudicadas, testemunhando seus sonhos sendo frustrados, e tenho convicção de que isso se deve a correções inadequadas”, destaca um comentário.
Além das redações zeradas, vestibulandos afirmam dificuldades para acessar o espelho da redação e reclamam da má elaboração da prova.
“Esse vestibular foi uma palhaçada com os candidatos! Um desrespeito sem tamanho! Além de uma prova extremamente mal elaborada, agora a maioria das pessoas tirou 100 na redação? #FORAFAPEC O problema não está nos vestibulandos, está na banca!”.
Quando ao espelho de redação, a Fapec afirma que os candidatos podem acessá-lo na aba ‘Área do Candidato’, disposta no site: fapec.org/concursos.
Em outro comentário, um candidato questiona a discrepância entre as redações zeradas na prova presencial e na prova realizada de forma online. Enquanto a primeira teve mais de 6 mil redações zeradas, a avaliação online registrou cerca de 60 notas 100.
“Como mais de 6 mil pessoas tiram nota 100 em uma redação? Mais de 1/3 da prova não sabe escrever segundo as correções, não é? Não se cansam de prejudicar os alunos nunca? #forafapec #mudafapec”, comentou.
Vale destacar que o tema da redação varia conforme a modalidade de prova escolhia pelo candidato. Na prova on-line os participantes discorreram sobre tema ‘Filtros em redes sociais: regulamentar o uso ou conscientizar a população sobre os malefícios que eles podem gerar?’
Já a prova presencial teve a redação com o tema ‘O Direito às artes como direito à condição humana’.
Cerca de 12 mil candidatos realizaram a avaliação presencial, enquanto mais de 3 mil optaram pela prova em formato virtual.
Dos 14.701 inscritos na prova escrita, 2.125 (14,46%) não compareceram nas salas durante a aplicação do certame. O número de ausências entre os 4.130 estudantes que optaram pela prova virtual chegou a 1.046 (25,33%).
Como solicitar recurso?
Os candidatos prejudicados poderão interpor recursos entre 12 e 14 de janeiro, no entanto, o professor de história Henry Guimarães questiona como esses recursos serão avaliados, visto que são mais de 6 mil prejudicados.
“O problema é como esses recursos serão ouvidos. Visto que é um prazo muito curto e uma quantidade enorme de alunos”, disse.
Segundo a Fapec, uma equipe está de plantão e disponibiliza, pelo WhatsApp, um canal para tira-dúvidas pelo número (67) 99925-9405.
Os telefones fixos também estão disponíveis, são eles: (67) 3345-5900; (67) 3345-5910; ou (67) 3345-5915. Candidatos também podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].
Conteúdo - Midiamax
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.