Publicado em 15/07/2025 às 07:30, Atualizado em 14/07/2025 às 21:03

Clínicas da UCP de Pedro Juan Caballero realizam mais de 16 mil atendimentos

Serviço gratuito oferece assistência médica, medicamentos básicos e atenção multiprofissional à população da fronteira

Redação,
Cb image default
Divulgação UCP

As clínicas integradas da Universidade Central do Paraguai (UCP), em Pedro Juan Caballero, realizaram mais de 16 mil atendimentos gratuitos entre janeiro e junho de 2025. Os dados refletem o compromisso da instituição com a responsabilidade social e o fortalecimento da saúde pública na região de fronteira.

A maior demanda foi registrada na clínica central, que somou 6.695 atendimentos no período. Já a clínica 1 recebeu 2.067 pacientes, a clínica 2 atendeu 2.333 pessoas, e a clínica 3 realizou 1.807 atendimentos. No dispensário policial, mais 3.077 pacientes foram assistidos no primeiro semestre.

Segundo o CEO da UCP de Pedro Juan Caballero, Carlos Bernardo, a instituição tem como prioridade a oferta de um serviço de saúde acessível e de qualidade. “Nosso foco é garantir um atendimento eficiente, com equipes médicas comprometidas com a excelência e com o bem-estar da população”, afirmou.

Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (horário paraguaio), as clínicas estão localizadas em pontos estratégicos da cidade e oferecem atendimento médico gratuito nas áreas de clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, psicologia, odontologia, enfermagem, além de serviços multiprofissionais e preventivos.

Os atendimentos são realizados por estudantes dos cursos da área da saúde da UCP, sempre supervisionados por professores e profissionais qualificados, garantindo aprendizado prático e segurança aos pacientes.

A iniciativa reforça o papel da UCP como agente ativo no cuidado com a saúde pública e no desenvolvimento regional por meio da integração entre ensino, serviço e comunidade.