Publicado em 21/06/2024 às 07:30, Atualizado em 20/06/2024 às 19:23
Executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, programa ampliou o número de formalização de microempreendedores individuais na cidade e melhorou o ambiente de negócios
Com estratégias para alavancar o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal é realizado em Nova Andradina desde 2021. Em 2023 e 2024, o município integrou o ciclo Expansão da iniciativa e recebeu um pacote de soluções voltado para dinamizar a economia, o que trouxe impactos positivos como o fomento à inclusão produtiva e o aumento da competitividade do município.
Nesta quinta-feira (20), os resultados desse trabalho foram celebrados com a entrega de uma placa ao prefeito, José Gilberto Garcia, feita pelo analista-técnico do Sebrae/MS, Hítalo Silva. A honraria é uma forma de reconhecer o empenho da gestão municipal para tornar o município um ambiente melhor para os pequenos negócios e marca o encerramento do programa Cidade Empreendedora em Nova Andradina.
“O Cidade Empreendedora foi fundamental para o nosso município. Nós aderimos para atender um desejo dos empresários de Nova Andradina e percebemos muitas mudanças, pois quando a gente qualifica o empreendedor, ele melhora o atendimento, a qualidade dos produtos oferecidos e toda a população ganha. Então, agradecemos ao Sebrae pelo trabalho realizado”, destacou o líder do executivo.
Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o sucesso da execução do Cidade Empreendedora e as conquistas alcançadas são reflexos de uma gestão municipal comprometida e do envolvimento da sociedade como um todo. “O Sebrae leva para o município um conjunto de ferramentas para impulsionar o processo de desenvolvimento e oferece apoio para que isso aconteça, mas é o engajamento da Prefeitura, das lideranças locais e da sociedade que fazem as ações saírem do papel e gerarem transformações. Para nós, é um orgulho ver que estamos colhendo frutos hoje graças ao comprometimento da administração municipal que acreditou na nossa instituição e se empenhou em fomentar o empreendedorismo, desburocratizar processos e tornar o município um lugar melhor para as pessoas viverem”, pontuou Mendonça.
Fomento ao empreendedorismo
Desde 2021, o Cidade Empreendedora atua em Nova Andradina melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte para os empresários locais com capacitações e orientações para a melhoria da empresa. Neste sentido, foram realizados mais de 18.300 atendimentos nesse período, alcançando cerca de 4.000 empresas distintas localizadas na cidade.
Em Nova Andradina, grande parte do conhecimento levado ao empresário do município foi viabilizada em parceria com a Sala do Empreendedor – um espaço que oferece suporte tanto para pessoas que já empreendem quanto para quem deseja abrir o próprio negócio. Por dois anos consecutivos, em 2023 e 2024, a excelência do trabalho realizado foi reconhecida pelo Sebrae/MS quando o espaço recebeu o selo Ouro de referência em atendimento ao público.
Dados da Receita Federal, mostram resultados expressivos desse trabalho com o fortalecimento do comércio local e surgimento de novos negócios. De 2021 a 2024, por exemplo, foram abertas 1.976 novas empresas em Nova Andradina, totalizando, atualmente, 5.660 empresas ativas no município. O levantamento também mostra que, durante o Cidade Empreendedora, o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) cresceu. Somente no último ano, de maio de 2023 a abril 2024, houve um aumento de 13% no volume de formalizações nessa categoria empresarial se comparado ao mesmo período anterior. Atualmente, são 2.396 MEIs ativos no município.