Buscar

11/08/2024 às 13:52, Atualizado em 11/08/2024 às 16:02

Chuva e frio não impedem focos de incêndio em quatro regiões do Pantanal

A mudança no tempo ajudou no trabalho dos bombeiros, mas os esforços dos brigadistas seguem intensos em quatro regiões que ainda registram focos de incêndio

Cb image default
Bombeiros e brigadistas tentam conter o avanço do fogo no Pantanal. - Foto: Brigada Alto Pantanal/IHP

As chuvas e a baixa temperatura no Pantanal Sul-mato-grossense ajudaram as equipes do Corpo de Bombeiros a conter novos incêndios. Apesar das temperaturas amenas, na madrugada de sábado (11), os militares continuram com o trabalho intenso para combater os incêndios em quatro regiões.

As regiões afetadas são: Miranda, próximo a Salobra e ao longo da BR-262; Serra do Amolar; proximidades de Paiaguás; e Passo da Lontra, na Estrada Parque.

Outra região que exige atenção dos bombeiros é o Porto da Manga, localizado próximo a Corumbá. Nesta área, os militares estão vigilantes para novos focos de incêndio e, por isso, estão realizando apenas trabalhos de monitoramento no momento.

Pantanal: Mais de 1 milhão de hectares consumidos pelos incêndios

Os prognósticos sobre estiagem, risco extremo para fogo e possibilidade de cenário crítico dos incêndios florestais no Pantanal, feitos no começo do ano, chegaram neste mês. Agosto e setembro, na média histórica feita pelo Laboratório de Aplicações de Satélites, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LASA/UFRJ), são apontados como ápice para a estiagem e por isso com maior risco de propagação das chamas. O bioma deve alcançar a marca de 1 milhão de hectares queimados já neste fim de semana.

Em junho, quando houve o período mais crítico deste ano, o fogo chegou a destruir 14,6 mil hectares, em média, por dia. Em julho, quando o frio fez parte da rotina no Pantanal por cerca de duas semanas, a média diária de área queimada chegou a 4,8 mil hectares. Já nesta semana, mais específicamente entre a quarta e quinta-feira, foram consumidos 61 mil hectares em um dia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.