Buscar

20/06/2025 às 07:33, Atualizado em 19/06/2025 às 22:02

Centenas de Católicos celebraram procissão de Corpus Christi em Nova Andradina

A celebração aconteceu na tarde desta quinta-feira

Cb image default
Divulgação

Católicos de Nova Andradina durante procissão de Corpus Christi nesta quinta-feira. A procissão aconteceu nas principais ruas e avenidas da capital do Vale. É tradição, todos os anos católicos de várias comunidades se reúnem no centro da cidade para a preparação da decoração das ruas e avenidas, seguindo a tradição com a participação de várias gerações.

Simbolismo:

A escolha das 15 horas para o início da procissão está ligada à crença de que foi nesse horário que Jesus morreu na cruz, representando o sacrifício máximo de Cristo pela humanidade.

Organização:

A tarde também é um momento mais propício para a realização da procissão, pois permite que os fiéis tenham tempo para preparar os tapetes coloridos, que são uma parte importante da celebração, e depois participarem da missa e da procissão.

Cb image default
Divulgação

Celebração:

A procissão de Corpus Christi é uma manifestação pública de fé, onde os católicos demonstram sua devoção ao Santíssimo Sacramento, acompanhando o cortejo pelas ruas enfeitadas com os tapetes.

Corpus Christi,[2][3] também chamada de Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo, Corpus Domini (expressão latina que significa Corpo de Cristo ou Corpo do Senhor), e generalizada em Portugal como Corpo de Deus, é uma comemoração litúrgica das igrejas Católica Apostólica Romana e Anglicana (esta última, até 1548) que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma Festa de Guarda, em que a participação da Santa Missa é obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.

Para os católicos apostólicos romanos, a procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944), que determina ao bispo diocesano que a providencie "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo".

Com informações reproduzidas da internet

Fotos cedidas pela Professora Ana

Cb image default
Divulgação

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.