Buscar

02/03/2025 às 15:51, Atualizado em 02/03/2025 às 11:53

Carnaval com segurança: alerta para riscos de pomadas capilares irregulares

Denúncias de produtos irregulares podem ser feitas pelos canais e-Notivisa e LimeSurvey.

Cb image default
Divulgação

Com a chegada do Carnaval, o Ministério da Saúde e a Anvisa reforçam o alerta sobre o uso de pomadas capilares irregulares, que podem causar ardência nos olhos, irritação, queimaduras e até cegueira temporária.

Segundo o SINAN - Sistema de Informações de Agravos de Notificação, os casos de irritação ocular aumentam nos primeiros meses do ano devido ao uso desses produtos na época da folia.

Em 2023 e 2024, a Anvisa cancelou a autorização de cerca de 1,5 mil pomadas e estabeleceu novas regras para reduzir os casos de emergências oftalmológicas, mas o risco de uso de produtos irregulares ainda persiste.

Para evitar problemas, recomenda-se utilizar apenas pomadas registradas na Anvisa, seguir as instruções do rótulo, evitar o uso excessivo e impedir o contato com os olhos. No momento da remoção, é indicado inclinar a cabeça para trás para evitar acidentes.

Os principais sintomas de intoxicação incluem coceira, vermelhidão, irritação, ardência e, em casos mais graves, visão turva após o contato com a água.

Caso isso ocorra, é essencial procurar assistência médica e relatar o ocorrido às autoridades sanitárias. Denúncias de produtos irregulares podem ser feitas pelos canais e-Notivisa e LimeSurvey.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.