O Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para o curso de extensão “Metodologias ativas para compreensão de currículo por habilidade e competência”. A iniciativa se destina a professores das redes pública e privada de ensino.
Tanto as inscrições quanto o curso são gratuitos. Os interessados devem se inscrever até a próxima quinta-feira, 30, através do endereço: www.even3.com.br/MAES.
São ofertadas 60 vagas, no total, divididas em quatro turmas, nos municípios de Nova Andradina e Batayporã. Os horários e locais onde são oferecidas as vagas podem ser conferidos na tabela abaixo.
As atividades serão desenvolvidas de setembro a novembro, com 10 oficinas voltadas à temática do curso, totalizando a carga horária de 38 horas. Os participantes receberão certificado. As oficinas serão estruturadas a partir da metodologia de problematização, a aprendizagem baseada em problemas práticos do cotidiano escolar.
“O curso está organizado para promover metodologias ativas de ensino-aprendizagem, a utilização de tecnologias educacionais como cultura de mediação humana e o desenvolvimento de comunicação empática, tendo como eixo central os princípios de currículo organizado por habilidades e competências, conforme Base Nacional Comum Curricular", explicou a docente de Português/Inglês, Azenaide Vieira, coordenadora do curso.
O curso dá prosseguimento às atividades iniciadas ano passado, quando foi realizado pela primeira vez. A equipe de formadores, composta por 12 participantes, fez parte de edições anteriores da capacitação.
Rede - A iniciativa faz parte da rede “Metodologias Ativas para o Estudante do Século XX – MAES”, composta por profissionais do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Instituto Federal de Brasília (IFB), da Universidade de Ciências Aplicadas (HAMK) e IFMS.
A experiência teve origem na participação dos professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnologia no Programa Professores para o Futuro, que promoveu o contato com o método de ensino finlandês.
Em Nova Andradina, a iniciativa deu origem à Comunidade de Aprendizagem entre Professores (ProfCAC-MAES), que reúne profissionais do IFMS e da Rede Estadual de Ensino.
“O primeiro curso teve o objetivo principal de atender necessidades profissionais que envolvem a integração de conhecimentos teórico, prático, autorregulado e sociocultural do professor atual. O resultado dessa experiência permitiu aumentarmos a rede, transformando-a em uma comunidade, sem perder de vista necessidades globais de mudança na educação”, finalizou Azenaide.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.