Publicado em 20/03/2019 às 14:00, Atualizado em 20/03/2019 às 15:35

Aumento dado pela Petrobrás aos combustíveis ultrapassa 20% em 45 dias

O aumento faz parte da política de ajuste de preços da Petrobrás, que adotou novo formato desde 3 de julho de 2017.

Redação,

Após várias quedas, o preço da gasolina voltou a subir. Nos últimos 45 dias a gasolina acumula um aumento de 21,85%, o diesel 17,93% e o etanol 18,31%, segundo aponta o Sinpetro (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência de Mato Grosso do Sul).

O aumento faz parte da política de ajuste de preços da Petrobrás, que adotou novo formato desde 3 de julho de 2017.

Pela nova metodologia, os reajustes acontecem com maior periodicidade, inclusive diariamente. Os custos da gasolina nas refinarias, por exemplo, aumentaram 27,8%, de 10 e janeiro de 2019 a 19 de março de 2019.

Aumento está ligado às distribuidoras

O valor da gasolina nos postos de combustíveis estão ligados diretamente aos preços das companhias distribuidoras, ou seja, se elas aumentam, geralmente, os postos também repassam os custos. Isto deve-se ao funcionamento da cadeia de combustíveis, que é composto por refinarias, distribuidoras e postos.

Pelas regras atuais, os postos não podem comprar gasolina e diesel direto das refinarias, adquirindo apenas das companhias distribuidoras, que são responsáveis por toda a logística do abastecimento nacional em todos os estados brasileiros.

As refinarias comercializam a gasolina A (sem etanol anidro) para as distribuidoras. Nas bases da distribuição são adicionados 27% de etanol anidro, que após a mistura torna-se gasolina C, vendida e distribuída para os postos via caminhões-tanques.

A composição de preço da gasolina reúne etanol anidro, impostos, fretes e margens. Vale lembrar que quase 50% dos custos da gasolina são referentes aos tributos.

Os preços dos combustíveis são livres em toda cadeia, do poço ao posto. A entidade não interfere no mercado da revenda. Cabe a cada revendedor decidir se irá repassar ou não as altas ou quedas de preços ao consumidor, de acordo com as suas estruturas de custo.