Há mais de meio século, no calor dos sonhos e na curiosidade própria da juventude, um grupo de jovens ingressava no curso ginasial do Colégio Estadual Vespasiano Martins, em Campo Grande, depois de passar pelo difícil ‘Exame de Admissão’, onde o futuro se desenhava entre risos, desafios e o apoio mútuo. Hoje, essa turma, carinhosamente conhecida como “Turma do Vespa,” mantém acesa aquela chama de amizade que transcendeu as décadas, com encontros anuais que são celebrações de vida, de história e de afeto. Há sete anos, eles se reencontraram, e o vínculo que construíram tornou-se ainda mais forte, com abraços, sorrisos e lembranças compartilhadas em cada almoço, jantar e festas diversificadas.
Esses reencontros são muito mais que reuniões: são como pequenos milagres que aquecem o coração, trazendo benefícios físicos, emocionais e espirituais. Se um estudo científico fosse feito sobre esse grupo, certamente mostraria como essa amizade renova a saúde, revigora o espírito e fortalece a alma de todos. A cada encontro, há sempre mais motivos para celebrar e menos espaço para a distância, pois a alegria e o cuidado entre eles são o verdadeiro alimento nessa grande jornada.
O último encontro realizado foi no domingo (9), na chácara de Edivaldo Matos Martins e Janine, um casal que se conheceu, namorou e casou nos bancos escolares do ‘Vespa’. O encontro de ontem foi um daqueles momentos inesquecíveis, entre risos e muita conversa, durante um churrasco generoso e uma alegria contagiante que deram o tom de mais um capítulo desta bela história de amor e amizade. Foi o quinto encontro do ano, e cada um é único, trazendo o melhor de cada participante e revelando o poder de uma conexão que se tornou inquebrantável.
A amizade da Turma do Vespa reflete as palavras de Deus, em Provérbios 17:17, que dizem: “Em todo tempo ama o amigo, e para hora da angústia nasce o irmão.” Essa amizade é um amor constante, que resiste ao tempo e às mudanças da vida, transformando companheiros de escola em verdadeiros irmãos.
E como Jesus ensinou em João 15:12-13: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” Inspirados por essa verdade, os membros da Turma do Vespa doam-se de coração, apoiando-se incondicionalmente e vivendo um amor altruísta e genuíno. A amizade deles é um reflexo do amor de Deus, uma aliança que transcende o tempo, as distâncias e as dificuldades, provando que o amor fraternal é um dom divino que ilumina e abençoa a jornada de cada um.
Quando o querido Professor Wellington Amaurier Nazareth (instrutor de fanfarra da escola na época), o “patriarca” da turma, partiu, no ano passado, para integrar a uma nova orquestra, no céu, o grupo sentiu o impacto. Mas, a força da amizade sobreviveu e se fortaleceu na figura de Rose Mary de Aguiar, a grande matriarca, cuja energia e sorriso são o combustível que mantém viva agora, essa conexão. Hoje, Rose continua a reunir o grupo com seu entusiasmo contagiante, como uma guardiã da amizade que pulsa com mais vigor a cada reencontro.
Em nome desse sentimento que nos uniu desde os dias de juventude no Colégio Estadual Vespasiano Martins, é uma honra lembrar e nomear, um a um, os queridos membros da Turma do Vespa, que escreveram e continuam a escrever essa história de amor e amizade. São eles: Amara Dias Rocha, Antonia Célia Almeida de Araújo, Celso Almeida de Oliveira, Denair Soares Samaniego, Dina Terezinha Farias, Donizete Nunes de Menezes, Edilson Coelho, Edivaldo Matos Martins, Gilda de Oliveira, Janete Rosa de Souza, Janine Chicrala da Silva Martins, Juciara Gomes Isnarde, João Carlos Alves da Silva, Luzia Navarro, Luiz Carlos (Mano), Maria Auxiliadora Espíndola, Maria Auxiliadora Nunes, Maria Madalena Navarro Menezes, Maria Madalena Pacheco, Marcos Daniel de Aguiar, Marilene Inês de Freitas, Marli Bigattao, Nadia Maria de Aguiar Oliveira, Nelson dos Santos, Nilton José, Olímpio Samaniego, Rose Mary de Aguiar, Ricardo Isnardi, Sandra Navarro Bonazza, Silvia Almeida de Oliveira, Solange Aparecida S. C. Silva, Sonia Lúcia Correa, Suely Miguel Versoza, Tania Rosa Navarro de Menezes, Vera Eunice Aquino, Walter Júnior, Wilson Aquino, Zaira Chaves, Zeilda Ribeiro e o querido Professor Marivaldo Miranda, médico veterinário (Agraer), um grande amigo que nunca perdeu de vista muitos de nós.
Que essa lista seja uma celebração a cada história, cada lembrança e cada momento compartilhado. Unidos por esse laço indissolúvel de amizade e carinho, os membros da Turma do Vespa são um exemplo de amor fraternal, mostrando a todos o valor e a beleza de uma amizade duradoura, que não perde seu brilho, mas, ao contrário, renova-se e fortalece-se com o passar dos anos.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.