Buscar

13/10/2022 às 11:03, Atualizado em 13/10/2022 às 00:25

Arcebispo de Aparecida diz que é necessário exercer o direito ao voto e alerta contra 'dragões' do ódio, da fome e do desemprego

Declarações foram feitas durante o sermão da principal missa do Dia da Padroeira, celebrado por fiéis da igreja católica nesta quarta-feira (12) no Santuário Nacional em Aparecida (SP)

Cb image default
Foto: Gustavo Marcelino

O arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, incentivou os brasileiros a votarem e afirmou que o país precisa vencer muitos "dragões", em alusão a problemas como fome e desemprego, durante missa do Dia da Padroeira no Santuário Nacional de Aparecida.

As declarações foram feitas na manhã desta quarta-feira (12), durante sermão da principal celebração do feriado em homenagem à santa da igreja católica. Segundo o arcebispo, um dos "dragões", a pandemia de Covid-19, já foi vencido.

Sobre o voto, o religioso afirmou: "Cidadania que vamos vivendo também votando. É necessário exercer esse direito e poder do povo."

Dom Orlando Brandes também disse que está "faltando pão" e que isto é o que o Brasil precisa hoje, juntamente com paz e fraternidade.

A missa solene da manhã, a principal das celebrações de 12 de outubro no Santuário, teve a presença de Marcos Pontes, senador eleito por São Paulo, e de Carlos França, ministro das Relações Exteriores.

Em coletiva de imprensa na manhã desta quarta, respondendo a uma pergunta sobre uso político de visita de Bolsonaro à basílica, o arcebispo disse que é preciso ter um identidade religiosa.

"Bom, eu não posso julgar as pessoas. Mas nós precisamos ter uma identidade religiosa. Ou somos evangélicos ou somos católicos. Nós precisamos ser fiéis a nossa identidade católica. Mas seja qual for a intenção, será bem recebido porque é o nosso presidente. E é por isso que nós o acolhemos."

Um dia antes, nesta terça-feira (11), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota lamentando o que chamou de "intensificação da exploração da fé e da religião como caminho para angariar votos no segundo turno" das eleições deste ano. O segundo turno das eleições de 2022 acontecerá em 30 de outubro. Além da disputa presidencial entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, brasileiros de 12 estados devem votar para governador.

Com informações do G 1

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.