Publicado em 17/12/2022 às 13:25, Atualizado em 17/12/2022 às 13:27

Alunos recebem premiação de concurso de redação sobre "16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher"

A iniciativa foi motivada pela campanha dos “16 dias para ativismo contra a violência doméstica”

Redação,
Cb image default
Divulgação

A Secretaria Executiva de Políticas Públicas para Mulher e o Rotary Centenário realizaram a entrega da premiação aos vencedores do concurso de redação sobre conscientização da violência contra a mulher. O ato aconteceu no auditório da Prefeitura de Nova Andradina e também no gabinete do prefeito Gilberto Garcia.

Maria Isabel de Souza Chaves, estudante da Escola Municipal Machado de Assis, conquistou o primeiro lugar. Arthur Aguário Rodrigues, da Escola Municipal Efantina de Quadros ficou em segundo lugar e Elias Silva Medrade, representando a Escola Municipal Machado de Assis, levou a terceira colocação.

A iniciativa foi motivada pela campanha dos “16 dias para ativismo contra a violência doméstica”, ação que foi realizada pela Secretaria Executiva de Políticas Públicas para Mulher em parceria com Rotary Centenário. O tema do texto era “Quebrando o Silêncio” Eu posso te ajudar? ”.

A comissão que julgou os melhores textos foi formada pela pedagoga e coordenadora da Secretaria da Mulher, Arlethe Matos, representantes do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) e a Advogada da OAB, Drª Jéssica Ferranti.

Os jovens estudantes precisavam discorrer sobre a situação atual da violência doméstica e quais os possíveis caminhos, na visão deles, que poderiam servir como auxílio na resolução desses casos. A coordenadora da Secretaria da Mulher Arlethe Matos, diz que a ideia por trás do tema era fazer os participantes refletirem e proporem intervenções alternativas na prevenção da violência.

A secretária executiva de políticas públicas para mulher, Delma Prado Cavalcante, enfatiza que a entrega dos prêmios para os alunos marca o fim da campanha de conscientização acerca da violência contra a mulher em Nova Andradina.

Para Gilberto Garcia, a educação é a chave principal para combater a violência de gênero e parabeniza a secretária de educação, Giuliana Masculi Pokrywiecki e a secretária executiva de políticas públicas para mulher, Delma Prado Cavalcante, pela união nas ações desenvolvidas, ressaltando que a prevenção é o melhor caminho.

A premiação que contou com um celular, videogame e um fone com caixinha de som, veio da parceria realizada pelo Rotary Centenário, através da presidente Flávia Duarte.