Publicado em 07/08/2025 às 12:04, Atualizado em 07/08/2025 às 12:16

Agosto Lilás: conscientização pelo fim da violência à mulher

Mês reforça a luta por respeito e segurança para o público feminino

Redação,
Cb image default
Foto - Reprodução Freepik

Agosto é o mês dedicado ao combate da violência contra as mulheres. Representado pela cor lilás, o projeto é uma campanha estabelecida pelo governo federal e visa conscientizar a população brasileira sobre esta problemática tão prejudicial.

A escolha deste período se deve à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006), assinada em 7 de agosto, marco essencial no combate à violência doméstica no Brasil. Eventos são realizados para aumentar o debate sobre o assunto.

Dentre os temas discutidos, destacam-se os tipos de agressões enfrentadas pelas mulheres, como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. Além disso, as formas de buscar auxílio profissional e denunciar os agressores são explicadas.

Números refletem

Segundo levantamento mais recente feito em 2022 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Instituto Avon, os casos de ameaça contra mulheres crescem 23,7% em dias de jogos de times locais.

Já de acordo com o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 2023 registrou 1.467 feminicídios. No mesmo ano, agressões ligadas à violência doméstica também aumentaram expressivamente, chegando a 9,8% e um total de 258.941 ocorrências. Tentativas de feminicídio subiram 7,2%, somando 2.797 vítimas, conforme apontou a pesquisa.

Como denunciar?

Se você ou alguém que conhece está sofrendo violência, é imprescindível ligar para o número 180, que funciona 24 horas e auxilia vítimas com orientação e acolhimento. O aplicativo Direitos Humanos Brasil também pode ser buscado, já que é possível registrar denúncias. O mesmo vale para a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. Denunciar é essencial para combater a violência.

Agosto Lilás, o mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, não é apenas mais um mês do calendário. É um período que traz visibilidade do tema, detalha os direitos das vítimas, além de ressaltar as formas de denunciar os crimes sofridos por elas.

Com informações do Portal IG