Publicado em 21/07/2024 às 08:01, Atualizado em 21/07/2024 às 02:01
Calendário prevê fim do 1º semestre em setembro e término do ano letivo somente em 2025
A partir da próxima terça-feira (23), o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) retomará as aulas ainda referente ao primeiro semestre do ano letivo, já que as atividades foram afetadas pela greve que ocorreu em abril e só se encerrou em junho.
As aulas válidas pelo 1º semestre serão retomadas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Com o novo calendário, o encerramento do primeiro semestre letivo ocorrerá na segunda quinzena de setembro em todos os campi. Na Capital, o 1º semestre se encerrará no dia 21 de setembro e a fase seguinte começa no dia 26 de setembro, sendo finalizada em 20 de fevereiro de 2025.
A pró-reitora de Ensino, Claudia Fernandes, explica que a formulação de novos calendários – após a assinatura dos acordos para o fim da greve e a retomada das aulas – visa garantir que os estudantes não sejam prejudicados e que os eventos sistêmicos anuais possam ser realizados.
“Os eventos institucionais estão mantidos, como os Jogos do IFMS, Semana de Ciência e Tecnologia, Consciência Negra, Festival de Arte e Cultura e seminários de Iniciação Científica e Tecnológica e de Pós-Graduação”, destaca a gestora.
Outras preocupações foram a manutenção da oferta de bolsas e auxílios, mesmo sem atividades letivas, e a reposição das aulas. “As aulas não ministradas durante o período de greve serão repostas com o cumprimento de toda a carga horária de cada unidade curricular prevista nos projetos pedagógicos dos cursos”, disse Claudia.
Reposição - O retorno das aulas no Instituto Federal ocorreu no final do mês de junho, após encerramento da greve iniciada no dia 3 de abril.
O IFMS e a seção estadual do Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) firmaram termo de acordo para compensação do período referente à greve e readequação do calendário acadêmico de 2024.
O documento trata de temas como a suspensão da greve e retorno às atividades; reposição das atividades por docentes e técnico-administrativos; homologação das folhas de ponto; prazo para execução dos planos de trabalho; descontos remuneratórios, férias e licenças.