Buscar

28/07/2024 às 15:02, Atualizado em 28/07/2024 às 13:07

Acidentes de trabalho feriram com gravidade ou amputaram mãos de 614 sul-mato-grossenses em 2023

Dia 27 de julho é o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho

Cb image default
Fratura na mão (ilustrativa - banco de imagens - Freepik).

Em 2023, Mato Grosso do Sul registrou a concessão de 614 benefícios acidentários por incapacidade, segundo o Ministério da Previdência Social. Os benefícios foram concedidos a trabalhadores por incapacidade temporária ou permanente que acabaram vítimas de fraturas, amputações, ferimentos, lesões e até mesmo traumatismos por esmagamento relacionados à mão e ao punho.

No Brasil, no ano passado foram 27.477 afastamentos pela Previdência por causa desse tipo de acidente.

As mãos são instrumentos de trabalho muito importantes, independente da função. Pessoas que trabalham digitando, cozinheiros, cirurgiões, prestadores de serviços como mecânicos, dentistas, enfim, uma infinidade de atividades laborais fazem uso constante das mãos e de máquinas, que podem gerar acidentes.

Neste Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, celebrado todo 27 de julho, a SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão) alerta para esse perigo, e orienta como realizar os primeiros socorros caso um acidente aconteça.

Segundo o médico ortopedista Antonio Carlos da Costa, presidente da SBCM, é a falta de equipamento adequado, desrespeito às normas de segurança e a falta de proteção no manuseio de máquinas que geralmente levam a acidentes graves nas mãos, “que vão de cortes e fraturas, até amputações”.

Esses acidentes impactam diretamente a saúde, a produtividade e a autonomia do trabalhador. Em muitos casos, pode resultar em lesões irreversíveis e incapacitantes para o trabalho e atividades diárias.

Primeiros socorros

Em casos de acidentes envolvendo as mãos, é necessário conter a hemorragia. “Se houver um objeto cravado no corte, não o retire. Eleve o membro para reduzir o sangramento e, com uma compressa de gaze, contenha o fluxo de sangue. É imprescindível que um médico avalie o corte e faça os procedimentos adequados imediatamente”, explica o especialista.

Ele orienta que, em caso de fratura, é necessário alinhar o membro e imobilizá-lo de alguma maneira, evitando deformidades.

“Já em situações de esmagamento, lave com água corrente e cubra com panos limpos. Em ambos os casos, é fundamental procurar um especialista em cirurgia da mão, pois o atendimento inadequado pode resultar na incapacidade funcional do trabalhador”, afirma.

Se ocorrer amputação, o especialista orienta comprimir o local com panos limpos e envolver o membro amputado em gaze estéril, colocando-o em um saco plástico limpo. “Coloque o saco dentro de um recipiente com água e gelo e vá imediatamente ao hospital”, finaliza o ortopedista.

Com informações do Midiamax

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.