Publicado em 04/12/2016 às 19:00, Atualizado em 04/12/2016 às 19:49

Abono salarial de 2014 pode ser sacado até 30 de dezembro

A maior parte dos trabalhadores que ainda não sacaram está nas regiões Sudeste e Sul – quase um terço sendo do estado de São Paulo (354,19 mil).

Redação,
Cb image default

Os trabalhadores podem consultar se têm direito ao benefício pelo portal do Ministério do Trabalho

Divulgação/EBC

Mais de 928 mil pessoas ainda não sacaram o abono salarial do ano-base 2014, que corresponde a um salário mínimo (R$ 880).

Os trabalhadores têm até 30 de dezembro para procurar uma agência bancária e retirar o benefício. Depois dessa data, o recurso volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

A maior parte dos trabalhadores que ainda não sacaram está nas regiões Sudeste e Sul – quase um terço sendo do estado de São Paulo (354,19 mil).

Em seguida, vêm Rio de Janeiro (83,98 mil), Rio Grande do Sul (70,28 mil); Santa Catarina (61,57 mil) e Minas Gerais (59,83 mil).

O chefe de divisão do Seguro-desemprego e Abono Salarial do Ministério do Trabalho, Márcio Ubiratan, lembra que quem perder o prazo não terá mais como sacar o benefício.

"Até 30 de dezembro, esse dinheiro poderá ser sacado em qualquer agência da Caixa, no caso dos trabalhadores vinculados ao PIS, e no Banco do Brasil, no caso dos vinculados ao Pasep. Depois dessa data, o recurso volta para o FAT", reforça.

Abono

Têm direito ao abono salarial ano-base 2014 quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias naquele ano com remuneração mensal média de até dois salários mínimos; e tenha seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Os trabalhadores podem consultar se têm direito ao benefício pelo portal trabalho.gov.br/abono-salarial, inserindo CPF ou número do PIS/Pasep e data de nascimento.

A Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério do Trabalho, que atende pelo número 158, também tem informações sobre o PIS/Pasep.

Se, mesmo depois de verificar que tem direito ao abono, o trabalhador for informado na rede bancária que não tem direito ao benefício, a recomendação é pedir nova consulta ao atendente a partir do CPF e solicitar atualização dos dados cadastrais. Lembrando que o benefício é referente ao ano-base 2014.

Como sacar

PIS: para sacar o Abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica.

Se não tiver o Cartão Cidadão, pode receber o abono em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 726 0207 da Caixa;

Pasep: os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 729 0001, do Banco do Brasil.