Publicado em 23/11/2023 às 09:00, Atualizado em 22/11/2023 às 21:30

32º Encontro de Capoeira em Nova Andradina destaca conquistas e união

Capoeira adaptada da Academia da Saúde forma novos graduados e homenageia professor Nevasca no Centro de Convenções

Redação,
Cb image default
Divulgação

No último sábado (18), o Centro de Convenções “Silvio Ubaldino de Sousa”, em Nova Andradina, foi palco do 32º Encontro de Capoeira, um evento que integrou as celebrações da Semana da Consciência Negra e reuniu entusiastas e praticantes da expressão cultural. A ocasião foi marcada pela celebração de conquistas importantes, destacando-se a formação de 16 integrantes do grupo de capoeira adaptada da Academia da Saúde.

As participantes do projeto receberam com orgulho a segunda graduação, evoluindo da cor cru para cru amarelada, simbolizando não apenas a maestria técnica, mas também o comprometimento e a dedicação ao longo do percurso. A cerimônia também foi marcada pela formação do mestrando corda vermelha, o professor Antônio Roberto, popular Nevasca.

O evento contou com a presença de professores, estagiários e mestrandos provenientes de diversas cidades do Estado e de Santa Catarina, fortalecendo os laços da comunidade capoeirista. O mestre Jamaica, responsável pelo grupo Filhos de Jamaica, enriqueceu a atmosfera com sua presença, reforçando a importância da união na preservação dessa tradição.

O professor Nevasca destaca a importância do trabalho com capoeira adaptada, ressaltando os notáveis resultados obtidos, como melhorias no sono, equilíbrio, força, velocidade, reflexo e alívio de dores musculares. “Nosso objetivo é proporcionar uma excelente qualidade de vida para as pessoas da melhor idade”, enfatizou Nevasca, demonstrando o comprometimento do grupo com o bem-estar e a saúde de seus membros.

Presente no evento, o secretário de Saúde, Hernandes Ortiz, enalteceu a contribuição da capoeira adaptada para a saúde e bem-estar para a melhor idade. “A capoeira adaptada, com seu compromisso integral com o bem-estar físico e mental, exemplifica o esforço contínuo do governo municipal em proporcionar uma vida mais saudável e inclusiva para a melhor idade”, ressaltou.