Publicado em 02/07/2023 às 13:43, Atualizado em 02/07/2023 às 16:44

Verstappen triunfa na Áustria e se torna 5º maior vencedor da F-1

Redação,

Absoluto em 2023 e por todo o fim de semana, Max Verstappen triunfou com sobras no GP da Áustria neste domingo, dia 02 de julho. Depois de levar a corrida sprint no sábado, ele conquistou sua sétima vitória do ano e a 42ª da carreira, superando o recorde de Ayrton Senna e tornando-se o quinto maior vencedor de todos os tempos na F1. Charles Leclerc chegou em segundo lugar e Sergio Pérez em terceiro, retornando ao pódio após três corridas de jejum e um duelo acirrado com Carlos Sainz, da Ferrari.

A Ferrari desfrutou de um de seus melhores fins de semana do ano com Leclerc, que conquistou seu segundo pódio da temporada (terceiro no Azerbaijão); por dez voltas, o piloto de Mônaco liderou uma corrida pela primeira vez desde 2022. Antes coadjuvantes em um começo tortuoso de temporada, ele e Sainz apresentaram consistência para manterem-se atrás de Verstappen por toda a prova.

A dupla ainda superou com tranquilidade Lewis Hamilton e Lando Norris, que disputaram posições no top 5. O pódio do espanhol, porém, ficou para próxima; a vantagem do carro da RBR falou mais alto e ele não resistiu à manobra de Pérez, chegando em quarto lugar.

Destaque para Norris, eleito piloto do dia; ele conduziu a McLaren ao melhor resultado de 2023 com seu quinto lugar. A equipe levou para a Áustria um grande pacote de atualizações com mudanças no assoalho e sidepods (saídas laterais de ar do carro). Oscar Piastri, entretanto, cruzou a linha de chegada em 19º.

Se a Mercedes pôde celebrar a recuperação de George Russell, que largou em 11º e mesmo após suas trocas de pneus chegou em oitavo, Lewis Hamilton não teve muito o que comemorar. Largando em quinto e ascendendo ao quarto posto, o heptacampeão duelou com Norris e Sainz no top 5. Porém, punido por exceder limites de pista, não conseguiu se recuperar do tempo perdido e chegou em sétimo.

Fonte - GE