Publicado em 13/02/2014 às 19:30, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Turno do Estadual termina com líderes Águia Negra e Cene exatamente iguais

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Gazeta MS

A sétima rodada do Campeonato Estadual, complementada na noite desta quarta-feira, marcou a virada de turno desta primeira fase da competição e com uma coincidência na ponta da classificação. Cene e Águia Negra, líderes dos Grupos A e B, respectivamente, estão exatamente iguais. À partir do próximo domingo, outras sete rodadas acontecem para definir essa disputa.

Como o Cene já havia disputado o seu jogo na rodada - vitória por 1 a 0 sobre o Comercial -, o time amarelo apenas esperava para saber se seguiria ou não com a melhor campanha entre todos os 14 participantes, posição ameaçada por Ubiratan, Naviraiense e Águia Negra. Como o CEN tropeçou no Sete em casa, o Águia Negra, que venceu o Ubiratan por 1 a 0, chegou aos mesmo 12 pontos do Cene e o placar igualou os dois times em todos os itens relacionados aos critérios de desempate. São três vitórias para cada lado, dez gols favoráveis, cinco contrários e saldo de cinco gols. Como são equipes de chaves diferentes, esses itens seriam utilizados apenas em caso de confronto nas fases seguintes da competição.

Classificados

Se a primeira fase tivesse terminado nesta rodada, os times que seguiriam no campeonato pelo Grupo A seriam, na ordem, Cene, Costa Rica, Comercial e Novoperário. Já no B, Águia Negra, Ubiratan, Naviraiense e Ivinhema seriam os classificados.

Com essas equipes, os confrontos nas quartas de final seriam Cene e Ivinhema, Costa Rica e Naviraiense, Ubiratan e Comercial, Águia Negra e Novoperário, com os primeiros times sendo mandante dos jogos de volta.

No caso do confronto entre Costa Rica e Naviraiense, apesar do Jacaré ter uma campanha melhor - 11 pontos contra dez -, o segundo jogo aconteceria no Estádio Laertão já que o Costa Rica teria terminado na segunda posição enquanto o CEN em terceiro. Mas, de acordo com os critérios de desempate, o Naviraiense seria o classificado no caso de dois empates ou uma vitória para cada lado pela mesma diferença de gols.

Rebaixados

Na parte de baixo da tabela de classificação, a maior surpresa é a presença do Aquidauanense, um dos times mais regulares das últimas temporadas. Com apenas três pontos, é lanterna do Grupo A e, caso não reaja no segundo turna, irá amargar a queda. Outra decepção da mesma chave é o Maracaju. Com uma equipe formada por jogadores experientes e técnico marcado por bons resultados, somou apenas cinco pontos nos seis jogos e também cairia.

No Grupo B, o Urso de Mundo Novo vai precisar de uma campanha de classificado para escapar da degola. Com apenas um ponto, está longe de deixar a lanterna e é o mais ameaçado pela queda no momento. A outra vaga está, por enquanto, sendo "disputada" por Sete de Dourados e Itaporã, ambos com seis pontos. A vantagem do time douradense é de apenas um gol de saldo, o que colocaria o time da cidade Pedra Bonita na segundona.