Publicado em 07/01/2023 às 08:33, Atualizado em 06/01/2023 às 22:55
Depois da repercussão, o time campo-grandense informou a suspensão das atividades por tempo indeterminado
O time de futebol americano Campo Grande Cowboys foi denunciado por internautas de "turismo sexual" após a divulgação de e-mail de recrutamento de atletas estrangeiros com teor machista. Na mensagem, o time diz que: “meninas daqui são fascinadas por estrangeiros”.
Depois da repercussão, o time campo-grandense informou a suspensão das atividades por tempo indeterminado.
No e-mail de recrutamento, o time destaca as "vantagens" de jogar no Brasil e morar em Campo Grande. Entre os atrativos, descrevem que a cidade é bem arborizada, com boa qualidade de vida, atrações noturnas e diversão aos finais de semana.
Em um dos trechos, o Campo Grande Cowboys afirma que: “Meninas daqui são fascinadas por estrangeiros e nossa cidade é extremamente acolhedora. [...] Com mais de US$ 100/150 você pode comer e viver um rei aqui! E as brasileiras amaaaam estrangeiros”.'
Repúdio
A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) publicou nota de repúdio lamentando qualquer tipo de abordagem inoportuna, bullying ou assédio, tanto de cunho sexual como moral.
“Não toleramos e não admitimos o uso de expressões verbais ou escritas que sejam discriminatórias, especialmente quanto à origem, cor, religião, idade, sexo ou orientação sexual de qualquer pessoa ou qualquer tipo de assédio. A CBFA não tolera e irá reprimir qualquer ato de conotação sexual”, diz a confederação.
Um membro da diretoria do Campo Grande Cowboys, lamentou o ocorrido e disse que o atleta responsável pela publicação foi desligado do time. Segundo o atleta, a diretoria desconhecia a mensagem.
“Foi uma postagem infeliz, que não tem o menor cabimento. A pessoa responsável pelo e-mail assumiu e foi punida. A diretoria não tinha visto a mensagem, e para analisar melhor a situação decidimos suspender as atividades, treinos e o recrutamento”, disse.
Suspensão
Em nota, o Campo Grande Cowboys lamentou o ocorrido e anunciou a suspensão das atividades. “Nossas desculpas se estendem a todas as mulheres, aos torcedores e torcedoras, aos atletas, aos apoiadores e a sociedade como um todo. É necessário ressaltar que o teor da mensagem é simplesmente inaceitável!”, diz a nota.
Leia o posicionamento do time na íntegra:
"A Associação Campo Grande Cowboys de Futebol Americano, com intuito de esclarecer o ocorrido na plataforma Europlayers vem se manifestar publicamente. Em primeiro lugar, pedimos perdão as mulheres que compõem a comissão técnica e diretoria, que ao aceitarem o convite, jamais esperariam passar por tal situação. Nossas desculpas também se estendem a todas as mulheres, aos torcedores e torcedoras, aos atletas, aos apoiadores e a sociedade como um todo. É necessário ressaltar que o teor da mensagem, mesmo que com o sentido alterado ou perdido por tradução, é simplesmente inaceitável!
O desconhecimento total da diretoria sobre a captação de atletas feito através de mensagens com teor desrespeitoso, não exime ou diminui a gravidade da situação e, em razão disso, as devidas providências foram tomadas. Preliminarmente, anunciamos que, após a deliberação, foi realizado o desligamento do atleta com a conta vinculada na plataforma. Em conjunto a isso, uma advertência verbal/escrita foi realizada para toda a equipe que compõe o time, no sentido de alertar, informar e reforçar os valores de respeito a todos os tipos de pessoas, valorizando a cultura de respeito e não objetificação das mulheres.
Por fim, tendo em vista que a finalidade e valores educacionais, desportivos e éticos desta associação foram corrompidos, não existe motivação para a associação continuar de portas abertas".