Publicado em 22/07/2024 às 08:01, Atualizado em 21/07/2024 às 22:16
Berço de talentos, o Brasil sempre produziu craques que brilharam com o uniforme nacional e que foram pilares de uma época na qual o país ainda engatinhava no esporte.
Dona da história mais rica do futebol mundial, a Seleção Brasileira completou 110 anos neste domingo (21). A data faz alusão ao primeiro jogo da equipe, disputado em 1914 contra o time inglês Exeter City, nas Laranjeiras. A partida foi vencida pelo Brasil por 2 a 0, com gols de Oswaldo Gomes e Osman.
Ainda em um período em que esportes como turfe, ciclismo, remo e críquete reinavam, a Seleção Brasileira surgiu e ajudou a transformar o futebol na paixão nacional do povo brasileiro. Dois meses depois do primeiro jogo, a equipe levantou sua primeira taça: a Copa Roca, conquistada diante da Argentina em 27 de setembro de 2014, graças à vitória por 1 a 0, com tento de Rubens Sales.
"Gostaria de parabenizar todos os atletas que vestiram o uniforme da Seleção Brasileira nesta data marcante e fizeram da Amarelinha a camisa mais pesada dio futebol mundial. A Seleção Brasileira é o nosso maior orgulho e símbolo da identidade nacional. A CBF vai investir cada vez mais na formação de grandes times tanto no futebol de campo quanto nas outras modalidades. Essa é nossa missão principal", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
INVESTIMENTO NÃO PARA
Só no ano passado, a CBF investiu quase R$ 200 milhões para financiar as Seleções. No total, a entidade é responsável por 16 Seleções (no futebol de campo, futsal e Beach Soccer). As “Seleções Inclusivas” também contam com o apoio da CBF. A Seleção de Futsal Nanismo disputou no ano passado a primeira Copa do Mundo da modalidade.
Neste ano, o Brasil já foi hexacampeão mundial de Beach Soccer e a Seleção Feminina se prepara na França para disputar os Jogos Olímpicos de Paris a partir da próxima semana. A estreia será diante da Nigéria, na quinta-feira (25), em Bordeaux, na França.
Em 2023, as Seleções disputaram mais de 160 partidas e conquistam 17 títulos. O principal foi a conquista da medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Santiago depois de mais de 30 anos sem o Brasil subir no lugar mais alto do pódio. Além de iniciar uma novo ciclo na principal, as Seleções de base mantiveram a hegemonia no continente vencendo o Sul-Americano sub-20 e sub-17.
"Estamos sempre crescendo os patrocínios para reverter cada vez mais recursos para ajudar na preparação da nossa equipe", acrescentou Ednaldo Rodrigues.
MAIOR DO MUNDO
Berço de talentos, o Brasil sempre produziu craques que brilharam com o uniforme nacional e que foram pilares de uma época na qual o país ainda engatinhava no esporte. Entre eles, estão jogadores como Leônidas da Silva, Ademir Menezes, Zizinho e Heleno de Freitas, primeiros ídolos da Seleção Brasileira.
Antes da criação da Copa do Mundo, o Brasil buscava lograr sua relevância no cenário sul-americano, vencendo as Copas América de 1919 e 1922, frente ao protagonismo de Argentina e Uruguai, que foram multicampeões das edições inaugurais do torneio continental, chamado de Campeonato Sul-Americano até 1967.
Com informações da CBF