Publicado em 08/03/2023 às 07:31, Atualizado em 07/03/2023 às 20:20
Bentão tenta virada de mesa com base em artigo que proíbe clubes de mandarem jogos fora da cidade sede no ano do acesso; Lusa e Corinthians jogaram em Brasília pela 8ª rodada
O São Bento enviou um ofício à Federação Paulista de Futebol (FPF) solicitando a revisão da classificação geral do Campeonato Paulista em razão do suposto descumprimento de um artigo do regulamento geral da competição pela Portuguesa.
O pedido visa fazer com que a Lusa perca o ponto conquistado contra o Corinthians, em jogo válido pela oitava rodada, disputado no estádio Mané Garrincha, em Brasília, e, com isso seja rebaixada no lugar da equipe de Sorocaba.
A alegação são-bentista se baseia no artigo 4º do anexo VI do regulamento geral de competições da FPF. O artigo em questão trata dos estádios, infraestrutura e segurança das partidas e frisa que “no ano do acesso, o Clube deverá, obrigatoriamente, disputar suas partidas como mandante no município de sua sede, sob pena de perda das partidas por W.O”.
O próprio artigo, em seus incisos, frisa que “em caso fortuito ou força maior, a FPF poderá liberar a disputa das três primeiras partidas do clube como mandante em local diverso de sua sede” e que a partir do quarto jogo, o clube “deverá jogar, obrigatoriamente, no município de sua sede, sob pena de perda por W.O”.
Portuguesa e Corinthians empataram sem gols no Mané Garrincha no dia 12 de fevereiro, em partida disputada às 16h. O jogo foi justamente o quarto da Lusa como mandante no estadual. Às 19h do mesmo dia, São Paulo e Santos se enfrentaram no Morumbi. O estádio do Tricolor fica a pouco mais de 15 quilômetros do Canindé, estádio da Portuguesa.
Com a vitória da Lusa sobre o Mirassol e a derrota do São Bento para o Bragantino na última rodada, as equipes terminaram a primeira fase com dez pontos, mas com um saldo melhor (-8 a -9), a Portuguesa saltou para a 14ª colocação e escapou do rebaixamento. O São Bento, por sua vez, terminou em 15º.
Com informações do GE