Publicado em 26/07/2024 às 14:00, Atualizado em 26/07/2024 às 12:35
Mesmo após 30 anos da morte do brasileiro
Nos últimos anos, a audiência e as apostas formula 1 vêm crescendo bastante, mas há algumas marcas que pertencem ao passado. Por exemplo, um dos maiores pilotos de todos os tempos, o brasileiro Ayrton Senna, ainda detém alguns recordes na modalidade, mesmo 30 anos após a sua morte.
Ao longo de sua carreira, Senna notabilizou-se por seu estilo agressivo dentro das pistas, por ser um competidor obstinado e, acima de tudo, por ser um gênio ao volante. Foram três títulos mundiais (1988, 1990 e 1991), muitas manobras memoráveis e inúmeros recordes quebrados.
Alguns deles, é verdade, já foram superados por grandes pilotos que vieram depois. Mas há aqueles que permanecem inalcançados e revelam a genialidade do paulistano que se converteu em um verdadeiro herói nacional no fim dos anos 1980 e início dos 1990.
Veja quatro recordes de Ayrton Senna
Imbatível em Mônaco: Ayrton Senna não ficou conhecido como o “Rei de Mônaco” à toa. Ele simplesmente parecia ter nascido para conduzir nas estreitas ruas de Monte Carlo. Ao todo, foram seis vitórias correndo no principado – e até hoje, ninguém conseguiu superá-lo.
Triunfos consecutivos no mesmo GP: Senna era tão bom em Mônaco que, de 1989 a 1993, ganhou a prova cinco vezes consecutivas. Ele divide esse recorde com Lewis Hamilton, que também venceu cinco vezes seguidas o GP da Espanha (2017 a 2021).
Poles consecutivas no mesmo GP: De 1985 a 1991, Ayrton Senna conseguiu oito pole positions seguidas no GP de San Marino, feito que permanece insuperado.
Poles seguidas na mesma temporada: O ano de 1989 não terminou bem para Senna, já que ele viu sua rivalidade com Alain Prost disparar e, para piorar, o francês ficou com o título. Apesar disso, naquela temporada, Senna conseguiu oito poles consecutivas e, até hoje, detém esse recorde.
Série vai contar a vida de Senna
Ayrton Senna já foi personagem de um excelente documentário do britânico Asif Kapadia. Lançado em 2010, “Senna”, mostra diversas imagens da carreira do piloto brasileiro, reconstrói sua rivalidade com Alain Prost e mostra a veia competidora do paulistano.
No entanto, uma nova série da Netflix também irá retratar a vida de Senna. Com o ator Gabriel Leone no papel do piloto, a obra deverá entrar no catálogo do serviço de streaming no dia 29 de novembro.
Os vídeos com os trailers da série já contam com milhões de visualizações mundo afora no YouTube. Por isso mesmo, todos estão ansiosos para o início da obra – afinal, será uma forma de reviver a magia do piloto que fazia até quem não era fã de F1 sentar no sofá aos domingos para vê-lo correr.