Publicado em 14/06/2013 às 10:33, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Português que já apanhou na rua será o juiz de Brasil x Japão

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, UOL

A Fifa informou nesta quinta-feira que o árbitro português Pedro Proença, de 42 anos, apitará a partida de estreia da Copa das Confederações, entre Brasil e Japão, neste sábado, em Brasília. O experiente juiz trabalhou nas finais da Eurocopa de 2012, entre Espanha e Itália, e da Liga dos Campeões da Europa de 2012, entre Chelsea e Bayern de Munique.

Proença também ficou marcado por um fato polêmico em Portugal, quando foi agredido em agosto de 2011 com uma cabeçada, no Centro Comercial Colombo, quando se preparava para jantar.

Brasil e Japão fazem suas estreias na competição em solo nacional neste sábado, às 16h (de Brasília), no estádio Mané Garrincha. Pedro Proença será auxiliado por dois assistentes também portugueses.

No caso em que foi agredido em 2011, o árbitro português sofreu ferimento na boca e perdeu dois dentes. Quando identificado, o agressor se disse sócio cativo do Benfica e justificou o ato afirmando que Pedro Proença só roubava o Benfica.

A Fifa divulgou também a lista dos árbitros para os outros três jogos que marcam a rodada inicial da Copa das Confederações. Para o duelo entre México e Itália, no domingo, também pelo grupo A, do Brasil, o chileno Enrique Osses, auxiliado por dois compatriotas, é quem comanda o apito no Maracanã.

Pelo grupo B, o trio de arbitragem japonês será comandado por Yuichi Nishimura, na partida entre Espanha e Uruguai, no Recife, no domingo. Na segunda-feira, o jogo entre Taiti e Nigéria terá Joel Aguilar, de El Salvador, como juiz. Os dois auxiliares também são do país da América Central.