Publicado em 23/11/2012 às 16:11, Atualizado em 27/07/2016 às 11:23

Palmeiras é condenado por STJD e começa 2013 sem quatro mandos de campo em competições nacionais

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Agência Estado

Nesta sexta-feira, o Palmeira sofreu mais uma derrota no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Julgado por confusões da torcida com a Polícia Militar no empate em 2 a 2 com o Botafogo na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, o time paulista foi multado em R$ 30 mil e perdeu quatro mandos de campo nas competições nacionais de 2013 ­ no caso, cumprirá a pena em jogos da Copa do Brasil e Série B do Campeonato Brasileiro. A tendência é que o clube cumpra a punição de forma integral na segunda divisão. Com a pausa do calendário brasileiro a partir de junho, por causa da Copa das Confederações de 2013, a fase de oitavas de final da Copa do Brasil será disputada a partir do segundo semestre - a Série B começa no dia 25 de maio. Fora isso, o clube só participará do torneio eliminatório nacional se não passar da primeira fase da competição sul-americana.Na partida contra o Botafogo, o árbitro Elmo Resende da Cunha relatou na súmula que quatro policiais militares foram agredidos por torcedores. Além disso, o juiz informou que uma bomba foi arremessada em direção à tropa que tentava apaziguar a confusão. No julgamento, os três auditores votaram pela condenação do clube, com as penas variando de três a cinco jogos. Com a unanimidade, prevaleceu o voto do relator do caso, Lucas Rocha, com os quatro mandos. A multa foi definida pela média do que foi proposto pelos três auditores. O clube corria risco de perder até 20 mandos de campo.

Desta forma, o clube volta a ser itinerante e terá de cumprir a punição em cidades a, no mínimo, 100km da capital paulista. O Palmeiras é reincidente em casos do tipo: recentemente, também perdeu quatro mandos de campo depois de confusões no clássico contra o Corinthians disputado em setembro, pelo Brasileiro. Neste domingo, contra o Atlético-GO, será a última vez que o clube mandará um jogo na capital paulista por um torneio nacional antes da punição. O palco será o estádio do Pacaembu, utilizado 18 vezes como casa da equipe comandada por Gilson Kleina. O retrospecto no local é em 2012 é de oito vitórias, seis empates e quatro derrotas.
O estádio da zona oeste é também o lugar que mais sediou duelos da equipe desde o fechamento do Palestra Itália, em 2010: foram 48 jogos, com 22 vitórias, 14 empates, 12 derrotas e aproveitamento de pontos de 55,5%. O Pacaembu virou o local de mando preferido do clube após os torcedores se queixarem da Arena Barueri, localizada na Grande São Paulo.