Buscar

06/04/2023 às 09:07, Atualizado em 05/04/2023 às 22:09

MS será representado pela primeira vez na Liga Feminina de Futsal

A Serc/UCDB chega à principal competição de pontos corridos do Brasil após anos de destaque no cenário nacional.

Cb image default
Divulgação

O futsal feminino sul-mato-grossense escreve mais um capítulo importante na história. Mato Grosso do Sul terá pela primeira vez uma equipe na LFF (Liga Feminina de Futsal), uma das maiores competições do país e do mundo na modalidade, que conta com clubes de grande expressão e com calendário de jogos de pelo menos oito meses.

A Serc/UCDB (Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão/Universidade Católica Dom Bosco) será responsável por levar o nome do estado no campeonato e terá o apoio da torcida logo no primeiro compromisso. Isso porque a primeira rodada será realizada em Campo Grande, com jogos entre todas as equipes no sábado (8), no Ginásio Dom Bosco, a partir das 9 horas (horário de MS).

Além do time sul-mato-grossense, mais 11 equipes estão confirmadas na LFF 2023: Instituto Lince/Taboão Magnus (SP), Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal (ADEF/APCEF – DF), Instituto Stein/Stein Cascavel (PR), Female/Unochapeco (SC), Cianorte Futsal/Guibon Foods (PR), Barateiro Havan Futsal (SC), Telêmaco Borba (PR), Associação São José (SP), Leoas da Serra Futsal (SC), Unidep/Pato Branco (PR) e Londrina Futsal (PR).

A Serc/UCDB chega à principal competição de pontos corridos do Brasil após anos de destaque no cenário nacional. A equipe é a atual vice-campeã da Divisão Especial da Taça Brasil e recentemente disputou a Supercopa Feminina de Futsal, em Cascavel (PR). O técnico da Serc/UCDB, Luiz Fernando Borges, mais conhecido como Nando, lembra que o convite para fazer parte do seleto grupo da Liga foi feito pessoalmente pela presidente da marca, Tatiana Weysfield, junto à idealizadora e atual vice-presidente Vanda Cristina Sanches.

“Nosso grupo tem atletas que jogam junto há muito tempo e chegamos à LFF após longos anos de boas atuações no cenário nacional, como na Taça Brasil, Copa do Brasil, Copa Mundo, Jogos Universitários Brasileiros e Supercopa mais recentemente. Então, é um sonho que estamos realizando e um reconhecimento de que nosso estado é uma potência no futsal feminino, está entre os grandes”, destaca Nando.

Vanessa Lima é uma das atletas mais experientes do plantel e presenciou de perto a ascensão da Serc/UCDB dentro do estado e Brasil afora. Para a goleira, a equipe atinge o ápice com a entrada na Liga. “Tudo o que vivemos nos últimos anos é inimaginável. Agora, podemos viver mais momentos incríveis e estar na Liga é muito importante para o futsal feminino de Mato Grosso do Sul”, salienta Vanessa.

A experiência de disputar uma competição com calendário espaçado de jogos também é nova para o time de Mato Grosso do Sul. Vanessa acredita que o formato da competição permite maior recuperação física. “Normalmente estamos acostumadas a jogar competições de uma semana, com jogos todos os dias, em que o cansaço físico interfere bastante. Então, acredito que esse formato faz com que o rendimento da equipe seja melhor. Estamos confiantes e, com pé no chão, queremos representar bem nosso estado, o futsal feminino de Mato Grosso do Sul”, finaliza a arqueira.

O formato

Com chancela da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), a Liga segue o sistema formato de pontos corridos. A competição tem início no dia 8 de abril e o campeão será conhecido em 18 de novembro. A primeira fase é disputada em turno único (só ida), no sistema “todos contra todos”, totalizando 11 rodadas. Os oito melhores classificam-se para a fase “mata-mata”: quartas de final e, posteriormente, semifinal e final, com partidas de ida e volta.

No sábado (8), a Serc/UCDB estreia diante de sua torcida no Ginásio Dom Bosco, onde vai encarar o Taboão Magnus (SP), às 16h30 (horário de MS).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.