Publicado em 27/09/2024 às 15:37, Atualizado em 27/09/2024 às 13:46

Mato Grosso do Sul fecha primeiro bloco dos Jogos Escolares Brasileiros com 34 medalhas

Foram disputadas as modalidades tênis de mesa, judô, wrestling (luta olímpica), atletismo, atletismo adaptado, ginástica rítmica, handebol e voleibol.

Redação,
Cb image default
Foto: Bel Manvailer

Os estudantes-atletas de Mato Grosso do Sul estão brilhando nos JEB’s (Jogos Escolares Brasileiros) 2024, que ocorrem em Recife (PE). O primeiro bloco da competição terminou na quarta-feira (25) e a delegação sul-mato-grossense já conquistou 34 medalhas, sendo 13 ouros, 10 pratas e 11 bronzes.

Foram disputadas as modalidades tênis de mesa, judô, wrestling (luta olímpica), atletismo, atletismo adaptado, ginástica rítmica, handebol e voleibol.

A equipe estadual, composta por 203 estudantes-atletas entre 12 e 14 anos, é organizada e coordenada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

A competição na capital pernambucana é realizada pela CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar). Os atletas que se destacarem poderão se classificar para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que ocorrerão na Colômbia, entre novembro e dezembro.

O segundo bloco de modalidades já começou e segue com disputas até 1º de outubro, com as modalidades karatê, xadrez, taekwondo, badminton, basquetebol, vôlei de praia e futsal. O terceiro e último bloco contará com natação, ciclismo e ginástica artística, nos dias 1º e 2 de outubro.

No wrestling (luta olímpica), os estudantes-atletas de Mato Grosso do Sul foram destaques. Ryan Samuel conquistou a medalha de ouro na série ouro e Yosnay Pichiyi Garcia conquistou a prata na série prata. Para o técnico Agnaldo Pereira dos Santos, de 48 anos, o nível da competição está aumentando cada vez mais.

“Viemos com um grupo pequeno, com seis atletas, estávamos esperando duas ou três medalhas e foi o que aconteceu, foram duas medalhas. Até pela idade dos meninos, pelo nível, pelo tempo de treino, nós estimamos isso. A medalha de primeiro lugar do Ryan, na série ouro, não foi uma surpresa, ele é um garoto promissor mesmo. Só foi surpresa porque foi no estilo greco-romana, não é um estilo que ele está acostumado a competir, a treinar e competir, mas é forte, treina bem, e a gente esperava realmente um bom resultado”, destacou o treinador de wrestling.

Ryan Samuel Brandão, de 14 anos, falou sobre a emoção de conquistar a medalha de ouro no wrestling, após ter sido campeão da série bronze em 2022. "Eu adoro competir e comecei a treinar inspirado nos meus primos mais velhos. Essa vitória foi muito especial e vai me motivar ainda mais nos próximos desafios”.

Pela primeira vez, a equipe de atletismo adaptado de Mato Grosso do Sul participou dos JEB’s e também foi destaque, conquistando a medalha de ouro no revezamento integrado masculino (série ouro). O professor Daniel Sena ressaltou a importância desse resultado. "Foi uma conquista incrível para uma equipe que está apenas começando. Nossos atletas são de nível nacional e internacional, sendo observados pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro). Estamos muito satisfeitos com o desempenho deles”.

O campo-grandense Alexsander do Carmo da Silva, de 14 anos, destacou que os Jogos Escolares vão além da competição. "Participar do JEBs é um compromisso diário de superação e perseverança. Fiquei muito feliz em ser campeão no revezamento 5x80 metros e vice-campeão nos 80 metros. Agora, é hora de descansar um pouco e focar nas próximas competições”.

Confira todas as medalhas conquistadas por Mato Grosso do Sul até o momento nos JEB's 2024:

34 medalhas: 13 ouros, 10 pratas e 11 bronzes

OURO

Ryan Samuel (Wrestling) – série ouro

Lavínia Miyata (Tênis de Mesa) – série bronze

Anna Clara Mendes (Judô) – série ouro

Maria Eduarda Oliveira (Judô) – série prata

Luiz Octavio Oliveira (Judô) – série prata

Letícia Damaceno (Judô) – série bronze

Érico Santos (Judô) – série bronze

Revezamento 5x80m masculino (Atletismo adaptado) – série ouro

Cleidienison Ricarte Ajala (Atletismo) – Lançamento do martelo – série prata

Janaina de Lima Colman (Atletismo) – lançamento do disco – série prata

Janaina de Lima Colman (Atletismo) – lançamento do martelo – série ouro

Isadora Garcia (Atletismo) – lançamento do disco – série bronze

Revezamento 5x80m masculino (Atletismo) – série ouro

PRATA

Yosnay Pichiyi Garcia (Wrestling) – série prata

Leonardo Kurokawa (Tênis de Mesa) – série prata

Lhayssa González (Judô) – série prata

Davi Fernandes (Judô) – série bronze

Alexsander do Carmo (Atletismo Adaptado) – 80 metros rasos – série ouro

Kauan Vinicius (Atletismo) – salto em distância – série ouro

Maria Eduarda da Silva Santos (Atletismo) - 80 metros com barreiras - série ouro

Kengerly Nailhet Reyes (Atletismo) - Lançamento do dardo - série ouro

Handebol feminino – série cobre

Voleibol masculino – série bronze

BRONZE

Guilherme Canéppele (Judô) – série ouro

Juan Júnior (Judô) - série ouro

Kauã Yonaha (Judô) - série ouro

Ana Beatriz Teodoro (Judô) - série ouro

Isadora Pereira (Judô) – série prata

Camilly Aparecida Ribeiro (Judô) – série prata

Saymonn Isael Lima (Atletismo) – salto em distância - série ouro

Luiz Fernando de Souza (Atletismo) – lançamento do disco - série ouro

Isaik Franco Ribeiro (Atletismo) - Lançamento do disco - série bronze

Gabrielly Aparecida da Silva (Atletismo) – 80 metros com barreira – série bronze

Revezamento 5x80m feminino (Atletismo) - série ouro.