Publicado em 12/10/2022 às 13:01, Atualizado em 11/10/2022 às 23:46
Até este ano, tecnologia só era usada a partir das oitavas de final
A partir de 2023 a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana terão VAR em todas as suas fases. A decisão foi tomada pela Conmebol nesta terça-feira, durante uma reunião de Conselho no Paraguai, que contou com a presença do presidente da Fifa, Gianni Infantino.
Em 2022, as duas competições usaram a tecnologia apenas a partir das oitavas de final. Do ano que vem em diante, haverá VAR também nos mata-matas prévios à fase de grupos. A tecnologia também será usada nos jogos da Recopa Sul-Americana.
Neste ano, dois clubes brasileiros pediram formalmente para a Conmebol usar a tecnologia desde a fase de grupos: o primeiro foi o América-MG, que logo teve seu pedido endossado pelo Atlético-MG.
Na reunião desta terça-feira, o Conselho da entidade avaliou que existem condições para instalação do VAR em todos os estádios que poderão receber partidas da Libertadores e da Sul-Americana em 2023.
A Copa Libertadores foi o primeiro torneio internacional de clubes a usar o VAR, em 2018. Desde 2020 a entidade também passou a publicar os áudios e vídeos com os diálogos entre a cabine do VAR e os árbitros de campo.
Fonte - GE