Principal potência sul-americana no futebol, o Brasil pode passar um relativo vexame na Libertadores deste ano, já que as possibilidades de dois brasileiros serem eliminados já na primeira fase não é pequena. Isto não ocorre desde 2002, quando Flamengo e Atlético-PR não avançaram. São Caetano e Grêmio, outros dois representantes do país, chegaram à semi, e o Azulão foi derrotado na final pelo Olímpia.
A situação mais delicada neste ano é a do São Paulo, que não depende só de si para avançar às oitavas de final como segundo melhor do Grupo 3. Para conseguir o milagre, tem de vencer o Atlético-MG, no Morumbi, e torcer para o The Strongest, da Bolívia, não pontuar no duelo contra o Arsenal, na Argentina. De acordo com o site Chance de Gol, o clube paulista é a equipe com menos chance de seguir adiante na competição. São 16% para o Tricolor contra 56,1% dos bolivianos e 27,8% dos argentinos.
Outro clube que pode dizer adeus na semana que vem é o Grêmio. Apontado como um dos grandes candidatos ao título da Libertadores, os gaúchos não podem nem sonhar em perder para o Huachipato, fora de casa, na quinta-feira. Atualmente, o time é o segundo lugar, com sete pontos, mesmo número dos chilenos.
Para o Grêmio, um alento: o Huachipato perdeu as duas partidas que disputou ao lado de sua torcida até aqui na competição - 3 a 1 para o Caracas e 2 a 1 para o Fluminense. O Grupo 8, aliás, está completamente indefinido. Até mesmo o Fluminense, líder com oito pontos, pode ficar fora, caso perca para o Caracas, no Rio, e haja um vencedor no duelo no Chile.
As possibilidades de classificação do Grêmio são melhores que a do São Paulo, mas o clube também sai atrás do Huachipato na porcentagem do Chance de Gol. O Tricolor gaúcho tem 58,8% contra 51,2% dos chilenos. No outro duelo da chave, Fluminense tem 96,7% contra 3,3% do Caracas.
Curiosamente, São Paulo e Grêmio são duas das equipes que mais investiram no elenco para a atual temporada. Os paulistas contrataram Paulo Henrique Ganso e Lúcio (chegou com custo zero, mas salários e luvas de valores altos).
Já o Grêmio assombrou o mercado nacional ao conseguir contratar Hernán Barcos, artilheiro do Palmeiras em 2012. O chileno Eduardo Vargas, destaque da Universidad do Chile na Sul-Americana de 2011, também chegou, assim como o experiente zagueiro Cris. O elenco conta ainda com renomados jogadores, como Elano, Zé Roberto, Kleber e Marcelo Moreno.
Até o momento, Corinthians, Atlético-MG e Palmeiras são as três equipes brasileiras que já se garantiram nas oitavas de final. Os mineiros, aliás, podem até mesmo ser derrotados pelo São Paulo que já terão garantido a melhor campanha da primeira fase, o que dará o direito de decidir em casa até a final da Libertadores.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.