Publicado em 02/08/2024 às 15:00, Atualizado em 02/08/2024 às 12:14
Brasileiro foi superado pelo azerbaijano Ushangi Kokari e volta a lutar no sábado por equipes
O judoca Rafael Silva, o “Baby”, de 37 anos, nascido em Campo Grande, perdeu nesta sexta-feira logo na estreia e foi eliminado da disputa individual dos Jogos Olímpicos.
Dono de duas medalhas olímpicas e de quatro mundiais, o brasileiro foi superado pelo azerbaijano Ushangi Kokari, na primeira luta, e saiu mais cedo da competição. Ele volta a lutar sábado na disputa por equipes mistas, que encerra o programa do judô em Paris.
“É difícil, é ruim. É um adversário que eu conhecia bastante. Tínhamos lutado umas seis vezes e, aqui, ele conseguiu anular bem meu lado direito. Não consegui fazer a pegada, foi uma luta amarrada e infelizmente saí com a derrota. Mérito dele, acho que ele é um cara que se esforçou e se dedicou também. Agora é me centrar, focar, que amanhã a gente tem o por equipes. Acho que o Brasil tem uma equipe com bastante potencial”, avaliou Baby.
Na luta, o brasileiro não conseguiu encaixar o jogo com Kokari e foi punido duas vezes por falta de combatividade. Pendurado e precisando ir para cima, acabou projetado em waza-ari pelo e, logo em seguida, foi imobilizado por mais 10 segundos até o ippon.
“Eu encerro minha participação olímpica com uma derrota, mas olho para trás com uma carreira onde consegui muitos resultados. Então acho que tenho bastante orgulho de fazer a quarta Olimpíada e, mesmo com a derrota, aprender muito com esse processo e com tudo o que fiz para chegar até aqui. Estava me sentindo bem e treinado, mas o jogo dele foi superior ao meu, infelizmente”, disse.
Rafael Silva tem na carreira dois bronzes olímpicos, em Londres (2012) e no Rio de Janeiro (2016), e quatro medalhas mundiais (1 prata e 3 bronzes).
O quadro de medalhas do Brasil conta com três pratas e três bronzes até o momento nesta edição dos Jogos Olímpicos.
(Com informações da Confederação Brasileira de Judô)